O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância, mas que pode persistir até a vida adulta, principalmente quando não se é tratado na infância.
Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade, às vezes também é chamado de DDA (Distúrbio do Déficit de Atenção).
A criança com TDAH não consegue ficar quieta por longo período. Geralmente, as primeiras suspeitas surgem aos 5 a 7 anos, quando ela vai para a escola, onde fica visível algumas dificuldades como para aprender, para seguir regras e para respeitar limites, assim como para se relacionar com as outras crianças e com os adultos.
Sem ser tratado, essas mesmas dificuldades podem se estender à fase da adolescência e adulta. Sendo que na fase adulta, a doença na maioria das vezes se estabiliza, mas a pessoa pode ser desatenta e ter problema de memória, esquecendo-se frequentemente de compromissos agendados e até onde deixou objetos.