Muitas das vezes passamos anos de nossas vidas convivendo ao lado de chantagistas emocionais. Até então, a incapacidade de identificar esse tipo de pessoa faz com que fiquemos a mercê daquela situação, acreditando e aceitando as queixas intermináveis.
Primeiramente, é importante saber identificar as características dos vitimistas, que comumente passam despercebidas ao nossos olhos.
1- Essas pessoas estão sempre ativas no modo reclamar.
2-Estão sempre a culpar terceiros por suas frustrações.
3- Não assumem responsabilidades
4- São rancorosos .
5- Se intitulam donos da razão.
6- Mentalidade de escassez.
Os vitimistas crônicos encaram os fatos da realidade de maneira distorcida, colocando-se como vítima real das situações e do mundo. Diante disso, eles buscam não assumir as rédeas da própria vida, o que os leva a culpar os outros por suas escolhas.
Quando se trata de manipulação eles buscam chantagear emocionalmente a fim de levar alguém específico a fazer aquilo que querem, caso ocorra ao contrário o manipulador fará com que essa pessoa se sinta culpada, usando características pessoais distorcidas como argumentos.
Cabe ressaltar, que essas pessoas não são capazes de fazer uma autocrítica, porque para elas seu comportamento está correto e aquele sentimento se torna confortante.
Outro ponto a ser destacado é o rebaixamento. Por se sentirem incapazes, automaticamente diminuem expectativas alheias, fazendo assim a vítima se sente desmotivada. Isso esconde de forma involuntária a sensação de impotência que surge devido a mentalidade de escassez. Mesmo diante de situações positivas para os vitimistas algo faltará pois sua mentalidade opera de forma desprovida, uma vez que são imediatistas e não sustentam metas a longo prazo.

Mas como agir diante dessa situação?
A melhor escolha é se afastar ao perceber os sinais ,uma vez que tentar forçar energias incompatíveis é algo desgastante. Portanto, ao identificar um vitimistas tenha em mente a sua qualidade de vida pois as pessoas só podem nos ferir quando damos esse poder a elas. Comportamentos tóxicos só podem ser eliminados quando o indivíduo escolhe viver de maneira consciente e assumir responsabilidades. Então, resista ás provocações e não caia em chantagens caso escolha estar disponível para ajudar.
Leia nossa indicação e post “É possível chegar a perfeição do ser humano?”
Siga nosso insta @PensarBemViverBem