Você já ouviu falar no transtorno de personalidade dependente?

Você já ouviu falar no transtorno de personalidade dependente?

Quantas vezes um psicólogo já escutou dos seus pacientes a seguinte frase: “eu não consigo realizar nada sozinho; sou possessivo; tenho medo de responsabilidades; me apego demais as pessoas; não consigo fazer nada sozinho”… Esse discurso é muito comum no ambiente terapêutico, já que diversas pessoas sentem o peso de não ter em suas mãos a liberdade de decisões da própria vida.

Ainda que seja um sintoma neurótico bastante recorrente, essa característica, quando levada ao extremo, pode caracterizar o Transtorno de Personalidade Dependente (TPD), uma psicopatologia que traz sérias consequências para as relações dos seus pacientes.

É comumente nomeado como dependência emocional, caracterizando a personalidade de alguém que demanda uma atenção exagerada de uma figura de apoio, dificultando a qualidade de vida e prejudicando sua saúde física, emocional e mental.

Essa condição contribui na evolução de transtornos ansiosos, baixa autoestima, dificuldades na autonomia, relacionamentos abusivos, ciúmes exacerbados e sentimentos de posse, auto desvalorização e até depressão.

Ao perceber esses comportamentos em você ou em alguém de seu ciclo social, indique um profissional. Você poderá estar contribuindo para a promoção da saúde mental e qualidade de vida.

Deixe seu comentário