Mario Sergio Cortella e um de seus excelentes textos sobre “Vida corrida”.
No fim do século XIX, o professor de Matemática britânico Charles Dodgson, apelidou a si mesmo de Lewis Carroll e tornou-se conhecido mundialmente como autor de Alice no País das Maravilhas. Nessa obra, há uma personagem que se parece bastante conosco: o Coelho Branco, que está sempre atrasado. Aliás, a frase clássica dele é: “Estou com pressa, muita pressa”, com o relógio na mão, andando para lá e pra cá. A ideia do Coelho atrasado nos lembra a vida corrida e atarefada que levamos.
Mas é preciso saber domar o tempo. E domá-lo talvez nos remeta à outra história, bem mais antiga.
Trata-se de fábula de La Fontaine da corrida da Lebre e da Tartaruga. A Tartaruga vence, e seu segredo talvez servisse ao Coelho, de Alice. Ao vencer, a Tartaruga diz à Lebre: “Correr não adianta, é preciso partir a tempo”.
Se soubermos o momento de partir, não será necessário correr tanto. O que levou a Lebre a ser derrotada pela Tartaruga não foi a velocidade empreendida, mas o fato de que a Tartaruga soubera partir a tempo.
Esse é um bom segredo.
Mario Sergio Cortella
Compre o Livro “Pensar Bem nos Faz Bem Vol” do filósofo Mario Sergio Cortella.
Mario Sergio Cortella é um filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro mais conhecido por divulgar questões sociais ligadas à filosofia na sociedade contemporânea.
Outros Livros do filósofo Mario Sergio Cortella: