Ícone do site Pensar Bem Viver Bem

Vamos falar de depressão

Hoje eu quero falar desta doença chamada depressão. Não é frescura e sim uma doença grave.

A depressão é uma doença séria que atinge pessoas de diferentes idades e faz com que o doente tenha uma perda do prazer pela vida, muitas vezes, desenvolve pensamento de suicídio. A depressão não é uma frescura, como muitos pensam. É uma doença grave e que vai muito além de uma simples variação de humor, por causa dos acontecimentos do dia a dia. A depressão é uma doença que causa transtorno mental e é influenciada por uma série de fatores, fatores estes genéticos, até acontecimentos traumáticos e por consumo de drogas, entre outros vários motivos.

A pessoa com esse problema, apresenta uma perda de prazer por suas atividades rotineiras, sentimentos de angústia e até mesmo vontade de colocar fim na sua própria vida.

A depressão apresenta sintomas intensos que comprometem a vida do paciente em diferentes esferas, e necessita de apoio especializado. Por que pode apresentar vários sintomas que, devem ser analisados criteriosamente.

Na maioria dos casos, o sentimento de: – tristeza, vazio; aflição; preocupação; Insegurança; medo; ansiedade; baixa autoestima; sentimento de rejeição; Irritabilidade; tensão; agitação; vontade de acabar com a própria vida.

Existe ainda a diminuição da energia e do prazer para realizar atividades diárias; fadiga; Isolamento; diminuição do apetite e do desejo sexual. Vale ressaltar que a depressão, afeta varias pessoas de diferentes formas, existindo graus mais leves e mais intensos da doença. Alguns sintomas surgem logo após alguma experiência traumática.

Em outros casos, pode ocorrer sem que haja alguma relação com um fato traumático, sendo, por exemplo, desencadeada pelo estresse diário. Caso uma pessoa apresente sintomas semelhantes aos da depressão. É de suma importância que se busque ajuda especializada.

Existem diversos tratamentos para a doença, tais como: – psicoterapia e uso de antidepressivos. É importante também que amigos e parentes evitem comentários que o façam sentir-se inferiorizado, e estimulem à procura de apoio médico e psicológico.

O importante é que pessoas, próximas ao paciente com depressão tentem mostrar que se importam com ele e com seus problemas. Jamais menospreze o que a pessoa está sentindo. É importante salientar que não faça julgamentos, sem conhecer o que se passa na vida da pessoa com depressão. E sim estimular a procura de um especialista.

Só quem tem é quem sente na pele. Como diz o velho ditado.

Mensagem: Enquanto houver força e fé para lutar, não haverá obstáculos insuperáveis.

Rio, 19/02/2020. Escrita pelo colunista: Antonio Chaves.

Leia nossa indicação e post “É possível chegar a perfeição do ser humano?”

Siga nosso insta @PensarBemViverBem




Sair da versão mobile