Utopia a realizar

Utopia a realizar

Mario Sergio Cortella e um de seus excelentes textos sobre “Utopia a realizar”.

Muitos conhecem a palavra “utopia” entendida como a projeção de uma vida, de um tempo, de um lugar, de um futuro que sejam positivos; existe também a expressão “distopia”, que é a previsão de algo que não desejamos.

É curioso, porque o Brasil, em seus mais de 500 anos de história, foi chamado habitualmente de “o pais do futuro”. Esse é, inclusive, o título de uma obra do austríaco Stefan Zweig. Fugido do nazismo na Europa, ele veio para o Brasil com a esposa, aqui viver até morrer. E aqui escreveu várias obras importantes, entre elas, Brasil, o país do futuro. Desde que foi publicada, ainda antes do final da Segunda Guerra Mundial, nós acabamos nos referindo ao nosso país como o país do futuro. Isso é para nós uma utopia, ou seja, a percepção de um tempo, uma época, um momento que será de positividade, de alegria, de fartura.

A ideia de fartura, uma sociedade em que não haveria carência alguma, no mundo medieval, era chamada de “cocanha”. Aliás, em algumas regiões do brasil, no período junino, o pau de sebo é chamado de cocanha, porque é algo em que é difícil subir, mas quando se chega lá no alto, tem doce, dinheiro, alguma coisa boa.

E o nosso país, como ainda é uma bela utopia, precisa ser construído no dia a dia, escorregando e voltando a subir…

 

Mario Sergio Cortella

 

Compre o Livro “Pensar Bem nos Faz Bem Vol” do filósofo Mario Sergio Cortella.

 

Mario Sergio Cortella é um filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro mais conhecido por divulgar questões sociais ligadas à filosofia na sociedade contemporânea.

Outros Livros do filósofo Mario Sergio Cortella:

 

Deixe seu comentário