Mario Sergio Cortella e um de seus excelentes textos sobre “Uso do tempo”.
É extremamente irritante quando algumas pessoas nos pedem: “Você poderia me indicar um livro para matar o tempo?” Quando se aproxima um fim de semana, as pessoas começam a se animar com a possibilidade de terem mais temo para ler, para meditar, para ouvir música, para fazer aquilo que escolherem.
No nosso tempo livre, esse modo de fazer com prazer e alegria vivifica o tempo, dá vida ao tempo. A expressão “matar o tempo” indica muito mais um sinal de algum distúrbio em relação a escolhas, em relação à capacidade de encontrar o que se deseja, em procurar aquilo que engrandece em vez daquilo que diminui.
O escritor Millôr Fernandes dizia que “quem mata o temo não é um assassino, é um suicida”. Porque matar o tempo significa matar a si mesmo.
Quando se procura algo para fazer, seja ler um livro, assistir a um filme, ouvir um programa de rádio, não se está procurando matar o tempo, mas usá-lo com intensidade.
Quando bem escolhido, esse uso é bom demais.
Mario Sergio Cortella
Compre o Livro “Pensar Bem nos Faz Bem Vol” do filósofo Mario Sergio Cortella.
Mario Sergio Cortella é um filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro mais conhecido por divulgar questões sociais ligadas à filosofia na sociedade contemporânea.
Outros Livros do filósofo Mario Sergio Cortella: