Ícone do site Pensar Bem Viver Bem

Uma maneira de se ajudar

Quer ajudar a si mesmo? Então, ouça bem este conselho: não compre livros de autoajuda nem vá atrás de quem promete soluções rápidas para seus problemas. Livros de autoajuda não servem para nada. De nada adianta comprar um livro e ficar alguns reais mais pobre para ler um livro que vem com “fórmulas” para nos ensinar a ter mais autoestima, saúde, emagrecer, atrair prosperidade ou o amor. Tudo isso é pura enganação. Se conseguir o que quiséssemos dependesse apenas de pensar positivo praticamente ninguém passaria necessidades econômicas ou enfrentaria problemas como ter que aguentar um emprego que detesta(e são muitos os que estão nesta situação) para poder pagar as contas, doenças e decepções amorosas. Também desista de ir atrás desses coachings que ensinam “técnicas” para enriquecer, atrair clientes ou promover seus negócios. Aliás, parece que estamos vivendo uma epidemia desses coachings. São pessoas que aparecem aos montes dizendo que podem nos ensinar como conseguir o que almejamos. Parece bom demais, não é mesmo? E, diante de tantas ofertas, como saber quem é confiável?


Se você quer que sua vida mude, entenda uma coisa: pensar positivo é bom, afinal, ser pessimista não nos leva a lugar nenhum. Precisamos ser otimistas e pensar positivamente, porém o pensamento positivo tem que vir associado à ação porque só pensar que as coisas vão melhorar não fará nada mudar. Nós temos que fazer com que as coisas mudem. Do que adianta ficar dizendo que as coisas vão mudar para melhor e não estudar para concurso ou ir atrás de emprego, por exemplo? E também é necessário levar em consideração que tudo está muito difícil. Arrumar emprego está bastante árduo e não é fácil passar em um concurso público. Claro que não se está dizendo para desistir. Devemos, em primeiro lugar, ser realistas, tomando cuidado para não ficarmos pessimistas nem otimistas demais.


E, se queremos conseguir as coisas, temos de mudar a nós mesmos. Sabemos que esse não é um processo fácil e que requer muito comprometimento e disciplina. Porém, se temos desejo por certas coisas, precisamos fazer a nossa parte. Você quer, por exemplo, fazer yoga ou qualquer outra atividade física? Tem que se comprometer e tirar um tempo dos seus dias para fazê-lo. Do mesmo jeito, você terá que se esforçar para parar de fumar, perder peso, passar no exame do ENEM ou qualquer outra coisa. Além disso, é bom lembrar que as mudanças não ocorrem rapidamente na nossa vida. Tudo leva tempo. Você não aprenderá um idioma do dia para a noite nem perderá dez quilos com apenas uma semana de atividade física. Aprenda a estabelecer metas realistas. Como já dissemos, ser otimista é bom, no entanto temos de lembrar que nunca devemos deixar de ser realistas.





Sair da versão mobile