Uma lição valiosa

Uma lição valiosa



Uma lição valiosa que todos deveriam aprender era: viva de maneira a não ser um fardo para ninguém. Entenda que os outros não têm obrigação de aguentar suas manias, seus defeitos, falta de solidariedade ou tantos outros fatores que podem fazer de você uma pessoa insuportável. Sim, todos deveriam aprender, desde muito jovens, a não tornar a vida dos outros mais difícil. Porém, muitos não sabem disso e vivem de maneira a ser um fardo para os outros. Nós vemos isso o tempo todo: são pessoas que não movem um dedo para ajudar nos serviços domésticos, filhos que dão trabalho aos pais, maridos que não são compreensivos com o drama de suas esposas e pessoas que só nos procuram para pedir favores.


Geralmente, essas pessoas sem solidariedade acabam por nos sobrecarregar porque elas, devido ao seu egoísmo, não veem que os outros também têm suas necessidades e limites e precisam viver suas vidas, ser ouvidos e ajudados. Gente egoísta pode acabar fazendo com que vivamos vidas limitadas. Então, fica aqui o alerta: se você sente que a pessoa ao seu lado só vai até você para pedir que você dê ou faça alguma coisa e nunca está disposta a lhe ouvir ou ajudar, está na hora de você repensar no tipo de relacionamento que vocês têm. Seja essa pessoa um parente, parceiro ou um “amigo”, ela não tem o direito de estar sempre exigindo de você sem dar nada em troca. E também não é justo que você tenha que estar sempre disponível para ela enquanto ela nada faz para lhe ajudar na resolução de problemas.


Tudo bem que devemos ser prestativos quando uma pessoa quer desabafar, mas o que dizer de uma pessoa que só nos procura para se queixar de seus problemas e faz nossos ouvidos de lixeira? Façamo-nos uma pergunta: ela faz o mesmo por nós? Se a resposta for negativa, então está na hora de repensarmos no tipo de relação que temos com essa pessoa. Esse tipo de pessoa é um verdadeiro vampiro emocional e precisamos ter cuidado ou ela acabará por sugar nossas energias. O velho ditado diz que antes só do que mal acompanhado e é verdade, até porque quando estamos ao lado de pessoas egoístas nós acabamos sobrecarregados, sentimos que a pessoa que está ao nosso lado não se importa de verdade conosco e só pensa no quanto podemos ser úteis para ela e isso torna nossa vida insuportável. Assim sendo, tratemos de nos preservar. Se não for possível nos afastarmos de tal pessoa, podemos pelo menos tentar limitar a convivência.

Deixe seu comentário