O Dalai Lama chamou a atenção do público para uma série de questões importantes na sociedade: meio ambiente direitos das mulheres, sexualidade, não violência, compaixão, diálogo inter-religioso, ciência e, é claro, vários tópicos relacionados ao budismo Mahayana e Vajrayana. Leia os ensinamentos do Dalai Lama para a vida e pensamentos inspiradores.
1. Reconheça que grande amor e grandes realizações andam de mãos dadas com grande risco.
2. Se você perder, não deixe a lição se perder.
3. Siga três aspectos importantes: respeite a si mesmo respeite os outros seja responsável por todas as suas ações.
4. Lembre-se de que não conseguir seu caminho às vezes pode ser um grande sucesso.
5. Aprenda as regras, você saberá como ignorá-las adequadamente.
6. Não deixe que um pequeno desacordo prejudique uma verdadeira amizade.
7. Se você perceber que está errado, tome medidas imediatas para corrigi-lo.
8. Encontre algum tempo para ficar sozinho todos os dias.
9. Esteja aberto a mudanças, mas mantenha seus princípios.
10. Lembre-se de que o silêncio às vezes é a melhor resposta.
11. Viva uma vida boa e respeitosa ; depois, olhando para trás como pai, você irá se divertir novamente.
12. A atmosfera amorosa em sua casa é o fundamento de sua vida.
13. Em caso de desacordo com seus entes queridos, lide apenas com a situação atual. Não fale sobre o que aconteceu no passado.
14. Compartilhe seu conhecimento. É uma oportunidade para alcançar a imortalidade.
15. Ande suavemente pela Terra.
16. Uma vez por ano, vá para um lugar em que você nunca esteve antes.
17. Lembre-se de que o melhor relacionamento é aquele em que seu amor um pelo outro excede sua necessidade um pelo outro.
18. Julgue seu sucesso pelo que você teve que desistir para alcançá-lo.
19. Na minha opinião, a capacidade humana de sorrir é uma das nossas qualidades naturais mais bonitas. Isso é algo que nenhum animal pode fazer. Nem cães, nem mesmo baleias ou golfinhos, todos seres muito inteligentes e obviamente relacionados aos seres humanos, podem sorrir como nós.
20. Adoro sorrisos e risos. Se alguém quer ter mais sorrisos em sua vida, deve criar as condições para isso. E como conseguir isso? Certamente não com raiva, ciúme, grande ganância ou ódio, mas com amor e bondade, com mente aberta e sinceridade.
21. O século XX foi um século de violência, com 200 milhões de pessoas mortas em guerras. Surge a pergunta: qual é o sentido? No entanto, este século deve ser um século de diálogo – os conflitos devem ser resolvidos por meio de negociações, porque a violência é um fenômeno ultrapassado e obsoleto. Nós, como humanidade, devemos seguir em frente.
22. Devemos garantir que os doentes e as pessoas em dificuldade nunca se sintam desamparados, excluídos ou vulneráveis. O calor que mostramos contra essas pessoas é, a meu ver, uma medida de nossa saúde mental, tanto no nível do indivíduo quanto da sociedade como um todo.
23. Corações bondosos e ações morais levam a uma maior paz . Também está claro que suas contrapartes negativas têm conseqüências não intencionais. A felicidade vem de eventos virtuosos. Se realmente queremos ser felizes, não temos outro caminho senão o caminho da virtude – é assim que a felicidade é alcançada. E pode-se acrescentar que o fundamento e o fundamento da virtude são uma disciplina ética.
24. Cada um de nós, que faz parte dos sete bilhões de habitantes deste planeta, tem um papel e uma responsabilidade na criação de uma sociedade feliz. Criar uma vida feliz começa com você, sua família e sua comunidade e se espalha por todo o mundo. Ao mudar de idéia, a pessoa se torna mais feliz. Todos os sete bilhões de pessoas querem uma vida feliz e livre de sofrimento, e todos têm o mesmo potencial para treinar suas mentes.
26. Nossa vida moderna é muito materialista. Ao fazer parte da missão de ganhar dinheiro, não devemos perder a humanidade. O dinheiro nos serve, não devemos ganhar dinheiro ou ser escravos do dinheiro. Se pensarmos apenas em dinheiro, há muitas coisas sujas na sociedade, como mentiras e corrupção. Os princípios da vida moral e da ética sistemática ajudam contra esse desenvolvimento na educação. Valores materiais nos dão satisfação física, não satisfação mental. Há muitas vezes menos conversas sobre valores internos, o que causa frustração e estresse. A base da felicidade é o desenvolvimento da mente e o desenvolvimento espiritual, baseados em valores e ética seculares universais. Por sua própria natureza, todas as religiões ensinam amor e compaixão, simplicidade e contentamento, e não há contradição com a sociedade secular na qual o mundo de hoje se baseia.
27. A maioria das crises no mundo de hoje não foi resolvida e negligenciada no século passado. Percebo que é bastante difícil manter a calma e desenvolver a não-violência. A violência pode proporcionar uma satisfação momentânea, mas, devido à lei de causalidade, causa mais e mais violência. Guerra e violência existem apenas na humanidade, não existe violência organizada no reino animal.
28. A guerra e as principais operações militares são as maiores fontes de violência no mundo. Todas essas organizações enormes e poderosas existem apenas para matar pessoas, sejam elas de defesa ou ataque. Deveríamos pensar cuidadosamente sobre a realidade da guerra. Muitos de nós somos influenciados a ver a luta militar como algo emocionante e encantador – uma oportunidade para os homens provarem sua capacidade e coragem. Como os exércitos são legais, sentimos que a guerra é aceitável; Como regra geral, ninguém pensa que a guerra é algo criminoso e não acredita que aceitar a guerra seja uma atitude criminosa. De fato, somos todos vítimas de lavagem cerebral. A guerra não é encantadora nem fascinante, mas monstruosa. A essência da guerra é tragédia e sofrimento. É por isso que sentimos que a guerra é justificada, porque somos levados a acreditar que essas são medidas inevitáveis.
29. Somos fortemente influenciados a ver a guerra como algo emocionante; estamos falando de uma ou outra arma maravilhosa como uma tecnologia extraordinária, sem perceber que, se essa arma fosse realmente usada, queimaria pessoas até a morte. A natureza e a propagação da guerra lembram muito o fogo. Se uma área é fraca, o comandante envia mais tropas para lá. É tão bom quanto mandar pessoas direto para o fogo. No entanto, porque fomos influenciados a pensar de uma certa maneira, não levamos em conta o sofrimento de soldados individuais. Nenhum soldado quer ser ferido ou morto. Nenhum de seus entes queridos quer que algo ruim aconteça com ele. Se um soldado morrer ou permanecer aleijado por toda a vida, pelo menos cinco ou dez pessoas sofrerão como resultado – seus parentes e amigos. A escala de tal tragédia deve nos aterrorizar, mas estamos confusos demais com isso.
30. Já devemos estar cansados da violência e do assassinato que estão ocorrendo ao nosso redor. Quando um animal mata uma pessoa, é um evento triste, mas quando uma pessoa mata outra pessoa, é inimaginavelmente triste. Devemos fazer um esforço consciente para nos vermos como seres humanos, irmãos e irmãs
Leia nossa indicação e post “É possível chegar a perfeição do ser humano?”
Siga nosso insta @PensarBemViverBem