Transforme seu ódio em amor, e veja como o mundo ao seu redor se transforma

Transforme seu ódio em amor, e veja como o mundo ao seu redor se transforma

Texto: Aline de Alencar Rosa

De acordo com Empédocles, filosofo grego pré-socrático, introduziu dentro de suas teorias uma afirmação muito peculiar que nos faz refletir sobre as transformações que nossos sentimentos criam em nossa volta. De acordo com ele:

“ o amor” e o “ódio”  como as principais causas da combinação e da separação em todas as coisas do mundo. “Amor” combina e “ódio” se separa. 

Ele não atribuiu esse princípio emocional a nenhuma existência personificada. O princípio do amor e do ódio é bastante naturalista e mecânico. 

Essa afirmação nos faz pensar sobre a forma podemos ver como o mundo ao nosso redor se transforma quando estamos amando ou odiando.A combinação do amor e a separação que o ódio cria realmente gera grandes transformações quando estes sentimentos estão  escassos  ou em excessos em nossas vidas 

Não sei se vocês já pensaram acerca disto, mas já repararam que o amor nos dias atuais é freqüentemente visto como um sinal de fraqueza, enquanto o ódio e a raiva para alguns dá a impressão de força e bravura.

 De fato, é exatamente o oposto. O amor verdadeiro provém da consciência interior, e dá verdadeira coragem, força e sabedoria, independentemente das circunstâncias externas, e a força para resistir mesmo nas maiores tribulações.

O poder do amor e da consciência

Às vezes, parece não haver outra opção a não ser usar raiva, insultos e violência na luta pela verdade, liberdade e justiça. Mas o amor e a justiça não podem ser fins em si mesmos, para os quais todos os meios são justificados. Se fosse esse o caso, amor e justiça seriam ideais inatingíveis. Para alcançá-los, eles também devem ser os meios para alcançá-los.

A imparcialidade e a consciência nos permitem avaliar a situação claramente, sem distrair as emoções e agir da melhor maneira possível. É realmente possível amar aqueles que nos machucam, mas se comportam de maneira justa e se protegem deles. Dessa maneira, o amor se torna um estado constante de ser, não apenas um sentimento passageiro.

O ódio se volta contra aqueles que o sente?


Podemos sentir que temos todo o direito de ofender e odiar as pessoas que nos atacam, mas até a raiva dirigida contra o criminoso mais abominável do mundo se alimenta da mesma energia maligna e a raiva cresce como uma besta gorda, acabando escapando e fugindo do controle. 

O aparecimento de uma manifestação aparentemente inócua de ódio contra os malfeitores nutre a sombra interior de alguém. Mas a satisfação de fazer algo com alguém, seja ruim, é algo de natureza violenta. Quem muda para essa energia apenas se alimenta de violência, por mais altruístas que sejam suas aspirações.

Essa raiva pode facilmente virar as pessoas umas contra as outras e criar discórdia e luta interna entre aqueles que trabalham em direção a objetivos mais elevados para instilar ideais mais limpos no mundo. Onde quer que ocorra essa separação, não há esperança de vencer verdadeiramente o mal.

Transforme o mundo em sua volta, deixe de odiar pois esse sentimento causa somente separação, ame e veja como sua vida será transformada. 

Leia nossa indicação e post “É possível chegar a perfeição do ser humano?”

Siga nosso insta @PensarBemViverBem




Deixe seu comentário