Crianças, adolescentes e adultos mentem, mas as razões são diferentes. Na infância a mentira muda de acordo com o fase do desenvolvimento que a criança se encontrar. A mentira na infância é algo que acontece, e quando nossos filhos estão mentindo devemos utilizar esses momentos para ensinar. Apresentando valores e orientando para que este tipo de comportamento não ocorra novamente.
Podemos até nos impressionar quando percebemos as primeiras mentiras das crianças, porém é perfeitamente normal crianças pequenas confundam ficção com realidade. Então não se assuste, a mentira infantil neste período não tem o mesmo objetivo que os adultos imaginam.
A mentira para a criança pequena preenche por vezes lacunas que não teriam explicação, e servem como uma proteção em alguns casos. Aos cinco anos, as crianças já conseguem perceber melhor as situações erradas, e usam a mentira para tentar para se livrar de “confusões” ou até obter alguma vantagem. E acabam fantasiando ou inventando algo. Mas mesmo sendo algo normal , não significa que a mentira está liberada para os pequenos.
Pesquisas apontam que as crianças com pais muito severos, tende a ser mais mentirosas. No contraponto, crianças criadas em ambientes mais tranquilos e com menos cobranças mentem menos. O medo e a ameaças constantes de punição acabam por incentivar a criança a usar a mentira como forma de proteção.
Um adulto mentiroso igual a criança mentirosa
Em primeiro lugar, a mentira deve ser sempre combatida pelos pais desde a mais tênue idade. A melhor escola é sempre o exemplo, crianças tendem a imitar tudo o que está ao seu redor e seguem esta tendência também quando se trata de comportamento. Porém, a sociedade de modo geral aceitam certas mentiras. E ao observar estas situações em que adultos mentem isto acaba por servir como um estímulo, de quê mentir é algo normal ou aceito.
Como agir nas situações em que a mentira passou dos limites
É uma questão que deixa os pais preocupados. Algumas ações podem auxiliar nestas situações, como em primeiro lugar sempre que perceberem uma mentira, pontuar a diferença entre a fantasia e a realidade. Mesmo que a criança ainda seja pequena e não entenda essa diferença. A criança tem que saber que quando mente terá a desaprovação.
Mesmo que as criança pequenas tenha essa necessidade de fantasiar a realidade a mentira pode sair fora de controle, por isto que os adultos devem sempre manter o diálogo, explicando o que é errado. Castigar ou dar uma bronca pode levar a mais mentiras. Converse e explique as consequências da mentira e os benefícios da verdade. Por fim, lembre-se de que a mentira na infância é algo normal, e ela faz parte do aprendizado. Utilize os momentos que ela ocorre para conversar, orientar e construir valores que seu filho levará para toda a vida.
Geana Krause
krausegeana@gmail.com
Leia nossa indicação e post “A falsa felicidade nas redes sociais”
Siga nosso insta @PensarBemViverBem