Somos, em nossa essência, um conjunto de vivências que temos durante a vida, bem no início de tudo aprendemos o básico de nossa conduta com nossos pais, direta ou indiretamente, ou seja, do que nos ensinam pelo exemplo de conduta que nos dão por suas ações ou por aquelas palmadas dadas quando fazíamos traquinagens. Todas essas informações vão nos formando e nos moldando com a essência do que somos e esculpindo nosso caráter, que, para não esquecer, é tudo aquilo que fazemos quando não tem ninguém olhando, a nossa conduta verdadeira.
Um ser humano pode ter várias faces durante um dia, uma semana ou em qualquer tempo, depende do que esteja em jogo em cada momento. Quem nunca jogou para a plateia que atire a primeira pedra, todos nós em algum momento já se adaptou a alguma ocasião dependendo do interesse que estava em jogo, espero que no seu caso essa atitude nunca tenha prejudicado ninguém, que tenha sido apenas para não entrar em alguma confusão ou obter algo de que necessitava, caso contrário você é criminoso com sua ética.
Nossa essência é aquilo que colocamos para fora nos momentos em que os ânimos estão exaltados, como agimos nessa hora expõe realmente nossa personalidade, porque perdemos totalmente o controle, algumas pessoas mudam até de fisionomia, parecem estar “possuídas”, falam o que não deve, outras já fazem tudo de caso pensado, para provocarem alguma reação que possa lhes dar alguma vantagem, essas já não têm o menor senso de ética. Mas uma coisa é certa como dois mais dois é igual a quatro, isso ninguém consegue mudar, por mais que se queira, o máximo que dá para fazer é controlar o limite para chegar ao ponto de ebulição, mas uma vez alcançado esse ponto as máscaras caem e daí a pessoa se mostra como se estivesse nua na sua frente, sem filtro.
Nosso caráter fica marcado pelas coisas que não fazemos em hipótese nenhuma, não porque temos medo das consequências, mas porque sabemos não ser correto fazer. Se você respeita as regras, sejam elas quais forem, em qualquer situação e não apenas quando tem gente olhando, você se preocupa com o seu caráter, você tem noção do que é certo e errado e não apenas se preocupa com as consequências ou com o que vão pensar de você, você age conforme seus princípios e ponto. Mas, se quando está sozinho, você faz o contrário do que faz em público, então há problema em seu caráter e não é possível confiar em você, infelizmente.
Quantas pessoas agem de forma errada o tempo todo e depois, quando são pegas, colocam a culpa nos outros, nas circunstâncias e em qualquer outro acontecimento externo dos quais não tem controle só para se safar das consequências, nunca assume a culpa pelos seus atos, mesmo tendo consciência que fez o que fez por que quis e nada mais? Quando deixamos que as circunstâncias guiem nossos passos, abdicamos do controle de nossas ações, pois elas não podem ser controladas. Devemos dar atenção ao que podemos controlar, com o que está em nossas mãos e não esperar que as coisas aconteçam para sermos reativos, quase sempre essa atitude nos leva a extremos de nossa personalidade. Se quer ter controle sobre suas ações, mantenha o olhar fixo nas coisas que estão sob seu controle, que só você pode alterar e fazer, esqueça a opção de se deixar levar por qualquer coisa fora de seu raio de ação. Você não controla seu tempo, mas pode controlar as atividades que vai organizar dentro de seu tempo disponível, que é igual para todo mundo, pois o dia de qualquer pessoa tem vinte e quatro horas, dividido em oito horas para dormir, para fazer outras atividades e para trabalhar, se tem alguém que tem mais tempo eu desconheço e garanto que você também não sabe.
Quem se deixa levar pelas emoções acaba cometendo erros seriais, esses erros vão minando a capacidade de recuperação, pois vão se tornando cada vez maiores, levando a outros erros, e assim vira uma bola de neve, ou um círculo vicioso que não tem fim, levando a uma vida cheia de idas e vindas que causam desastres irreversíveis.
Por essas e outras é que você precisa manter intacta a sua essência, aquilo que você é de verdade e deixar isso à mostra, quem está por perto precisa saber quem é você de verdade, isso dá segurança no relacionamento, gera confiança e faz você e o outro sofrerem menos, releia o texto até aqui e veja quanto uma pessoa que não se preocupa com sua essência sofre, muitas vezes porque não é humilde, porque não sabe pedir ajuda, acredita que se for grosseira vai conseguir tudo o que quer gerando medo nos outros, nada disso, o medo afasta as pessoas e faz com que elas atuem contra você o tempo todo, normalmente quando se percebe já é tarde demais e o golpe é fatal.
Pense bem em todas as vezes que você deixou falar mais alto sua ambição e jogou para o alto a ética e as regras só para conseguir o que desejava naquele momento, mas logo depois de conseguir seu intento você se arrependeu do que fez, mas mesmo assim não se desculpou e nem voltou atrás admitindo que agiu de forma desonesta com alguém ou com a empresa onde trabalha, ou, pior ainda, fez tudo de errado, não se arrependeu e ainda teria a coragem de fazer pior só para conseguir realizar seus desejos. Espero que você nunca tenha feito isso e nem pense em fazer. Quando você trabalha com foco e honestidade, tudo o que deseja acontece, pode demorar um pouco, mas um dia acontece, com certeza, não só pelo merecimento, mas porque você vai corrigir erros e buscar novos caminhos para chegar ao seu objetivo, sem passar por cima de ninguém.
A ética só funciona se você tiver gravados bem forte seus valores pessoais, caso contrário será apenas coisa para inglês ver, ou ninguém ver, pois será conhecido pela falta de ética e pelo jogo sujo. Quem não cultiva os bons ensinamentos recebidos, não se dá a chance de ser honesto, tem apenas um caminho e ele é o da ruína pessoal e profissional, e a vida cobra mesmo os maus passos dados, essa cobrança é pesada e vem com toda força em momento oportuno. Portanto, seja ético na vida, seja honesto com você mesmo e com as pessoas que estão à sua volta e sua vida terá poucos sobressaltos.