Texto: Aline de Alencar Rosa
Vocês sabem qual é o preço de se viver em tempos de paz? Passei a pensar acerca disto após ler uma frase de Neil Gaiman do livro: “Entre mundos”. Leiam a afirmação abaixo:
“Às vezes a guerra é necessária para nos ensinar o valor da paz. E, em alguns momentos, você precisa aprender o verdadeiro valor da diplomacia para evitar a guerra.”
Guerras em suma devem ser evitadas, não são todas as pessoas vivem em um ambiente onde reina a paz, podemos constatar isso ao assistir os noticiários, todos os dias existem um lugar no mundo onde os laços entre os países estão se multiplicando e suas relações transformando-se em mais complexas, entretanto quando esses acordos entram em discórdia com algum preceito ou idéia, um conflito armado surge atingindo milhares de pessoas.
Chega a ser frustrante quando nos atentamos ao número de vítimas que diariamente sofrem e morrem devidas relações mal administradas. Os principais atingidos são as crianças que são incapazes de reagir aos acontecimentos.
Já existia uma preocupação sobre paz guerra há alguns séculos atrás, em 1795 Immanuel Kant escreveu uma coleção de textos, que se tornou um livro chamado “A paz Perpétua” e em seus artigos preliminares ele falou sobre paz e guerra da seguinte forma:
“Daqui se segue, pois, que uma guerra de extermínio, na qual se pode produzir o desaparecimento de ambas as partes e, por conseguinte, também de todo o direito, só possibilitaria a paz perpétua sobre o grande cemitério do gênero humano. Logo, não se deve de modo algum permitir semelhante guerra nem também o uso dos meios que a ela levam.”
Isso é muito sério, o filósofo em 1795 já expunha a sua preocupação acerca deste assunto, o livro de Kant foi redigido bem antes de várias guerras que o incluindo a segunda guerra mundial, evento esse que de todos os ocorridos na história foi uma abominação e uma mancha inapagável para a humanidade.
Mesmo hoje, é tão fácil de aprender sobre o passado, temos acesso à história gratuita por meio dos avanços exponenciais da comunicação podemos adquirir um vasto conhecimento sobre a evolução da humanidade e sobre conflitos que aconteceram no passado, entretanto não aprendemos o valor da paz.
A humanidade se tornou inadimplente sobre o conceito de paz e guerra, e infelizmente isso tem um preço, após todas as atrocidades ocorridas no passado recebemos novamente um tapa na cara quando a ONU anuncia as seguintes noticias:
“Existem atualmente 30 regiões do mundo com a presença de conflitos armados. A maior parte destes conflitos envolve disputas por território e inclui, dentre as motivações, diferenças étnicas, religiosas e o controle de recursos naturais.”
Triste realidade, vocês não acham? E perplexo ter que ouvir diariamente sobre os conflitos no mundo.
Habitar um uma região sem que aja guerra é um privilegio, devemos valorizar quando vivemos em tempos de paz. Jamais devemos nos esquecer que outras regiões estão sobre conflitos e que a história e as guerras que aconteceram servem como referência para nós valorizarmos a paz.
Leia nossa indicação e post “É possível chegar a perfeição do ser humano?”
Siga nosso insta @PensarBemViverBem