Ícone do site Pensar Bem Viver Bem

Tempo

o tempo filosofia

Mario Sergio Cortella e um de seus excelentes textos sobre “Tempo”.

“Ah, quando eu tiver um tempo mais liberado, eu vou fazer isso, vou fazer aquilo, vou viajar, vou sair, vou ao cinema.” Dá a impressão de que temos todo o tempo liberado para todas as coisas e nem sempre nos lembramos de algo que o escritor alemão Goethe dizia: “É na limitação que se conhece o mestre”. Isto é, limitação é a clareza em relação aos nossos territórios possíveis de caminhar. A limitação é a consciência  em relação à suficiência ou não de recursos materiais, intelectuais, econômicos para se fazer algo. Algumas pessoas não fazem algo, porque imaginam que nada pode ser feito. Outras não conseguem fazer o que desejam porque acham que qualquer coisa pode ser feita.

É necessária a consciência dos limites, de que não temos, de um lado, a total disponibilidade de capacidades e, de outro, a total incapacidade para lidar com a indisponibilidade. Há dois grandes mitos quando se deseja usar um tempo, fazer um projeto, construir ou rever algum tipo de situação na vida que  tem de ser deixada de lado.  O primeiro deles: nada é possível. Isto é, o imobilismo pela descrença. O segundo mito perigoso: tudo é possível. Ou seja, o desconhecimento de que existem limitações para aquilo que se deseja.

Quando afastamos esses dois mitos ,constrói-se a possibilidade, aquilo que, podendo ser feito, o será; não de qualquer modo, mas na condição em que se possa construir.

Mario Sergio Cortella

 

Compre o Livro “Pensar Bem nos Faz Bem Vol” do filósofo Mario Sergio Cortella.

 

Mario Sergio Cortella é um filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro mais conhecido por divulgar questões sociais ligadas à filosofia na sociedade contemporânea.

Outros Livros do filósofo Mario Sergio Cortella:

 

Sair da versão mobile