Futuro da Agricultura
Os dados recentes apontam que a população mundial daqui alguns anos será de quase 10 bilhões de pessoas. Com isso surge uma grande preocupação com a agricultura e a produtividade, vamos então em busca da tecnologia, meios de aumento e melhoria de produção.
Nutrir toda essa população é um dos maiores desafios atuais, e para que ele seja resolvido a tecnologia deverá estar cada vez mais presente no campo, e quanto ao produtor rural, vai precisar acompanhar toda essa evolução.
As novas tecnologias da agricultura deverão ser uma obrigação para o constante desenvolvimento do setor. Assim a seguir temos cinco tecnologias que têm sido implantadas no Brasil e usadas cada vez mais pelos produtores nacionais. vamos falar um pouco sobre elas.
A Internet das Coisas (IoT)
A primeira da lista é simplesmente uma conexão de aparelhos que geram informações ao usuário, essa tecnologia vem crescendo, mais e mais fazendo parte da agricultura de precisão e assim traz diversas informações do campo, como:
Localização geográfica
Previsões meteorológicas
Dados do solo
Dados das máquinas em atividade
Assim com base nas informações recebidas o agricultor consegue tomar decisões mais rápidas e eficientes, que geram os resultados desejados.
A Agrotools é uma empresa brasileira que trabalha com essa tecnologia no campo e já tem mais de 1 milhão de fazendas no mundo todo utilizando. Mas claro não para por ai, temos muito mais empresas nesse ramo do que possamos imaginar.
Sensores na Agricultura
Temos controle das máquinas, irrigação e as demais automatizações. Isso é bom, útil, mas é mal aproveitado se não tivermos sensores que coletem os dados e informações que precisamos sobre o processo.
Eles conseguem avaliar a umidade, compactação, fertilidade e a temperatura das plantas, clima, ervas daninhas e até a infestação de doenças e pragas. E assim o agricultor pode se planejar melhor no campo.
Drones
Além de pulverizar, eles monitoram a plantação e detectam anomalias como as ervas daninhas, pragas e infestações. Essa tecnologia está sendo muito utilizado no mundo todo, vem crescendo o número de países que estão aderindo ao uso de drones nas lavouras. Afinal economizamos tempo e gastos maiores.
Estações meteorológicas
As informações climáticas são fundamentais, já que chuvas e secas são fatais para a produção da lavoura. Com o avanço da tecnologia na área, podemos ter a instalação de estações meteorológicas na fazenda. Dessa forma, o agricultor consegue ser mais assertivo, e ter informações mais precisas em mãos, e claro, é ideal para o manejo da lavoura. Essa tecnologia está se instalando aos poucos no Brasil.
Inteligência artificial
A inteligência artificial está entrando também na agricultura, um exemplo que trago disso é a safra de laranja que é organizada por meio da “Derriça” (retirada de todos os frutos). Mas graças aos pesquisadores da Embrapa e do Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) isso não deverá ocorrer futuramente pois estão em busca de uma tecnologia para criar um método com um potencial de contar frutos verdes e maduros, sem precisar arrancar a todos. E é aqui que entra a inteligência artificial, com ela nós poderemos automatizar a contagem das laranjas e separar sem tirá-las do pomar. Criar os algoritmos que permitam enxergar e distinguir frutos verdes dos maduros.