TCC da vida

TCC da vida

Sabemos que a sigla TCC significa trabalho de conclusão de curso, solicitado sempre ao término dos cursos universitários. Nesse artigo vamos narrar a história de Enoi Airam que no leito de um hospital, sabendo que teria poucas horas de vida resolveu fazer uma introspecção para refletir sobre os feitos e fatos que construíram sua passagem na atual existência. A esse momento daremos o nome de TCC da vida.


Tema: A vida e suas nuances.


Introdução: Essa reflexão é uma exigência da minha mente consciente que percebendo o estado derradeiro da matéria, impõe a prestação de contas no conta corrente que entre a relação débito e crédito identifica-se o saldo positivo ou negativo.


Dedicatória: Dedico essa reflexão a todos que direta ou indiretamente ajudaram a amadurecer minha essência, seja por experiências positivas ou negativas.


Agradecimento: Agradeço a Deus por ter me presenteado com a oportunidade dessa passagem tão rica em experiências que muito contribuíram em meu processo evolutivo. Agradeço a minha família, amigos, educadores, colegas de trabalho, profissionais da saúde que nesse momento cuidam de mim, a meus algozes a quem tive a oportunidade de exercitar o perdão, a meus opositores que me aguçaram o senso crítico, aos que me decepcionaram e me ofenderam que muito contribuíram a treinar minha tolerância.


Objetivo geral: Fazer uma avaliação macro de meu papel no contexto vida e entender as questões existenciais sobre a realidade que ergui em minha história.


Objetivo específico: Tratar os espinhos cravados na alma, dos quais não dei a devida importância.


Problemática: Retardei o adiantar de minha trajetória evolutiva quando fui egoísta em meus objetivos desconsiderando o beneficiar ao outro. Negligenciei minha maturidade quando agi com arrogância e soberba contra meu próximo. Algumas vezes me prostrei aos deleites da vaidade me deixando levar pelo status e títulos que não levarei quando em breve deixar essa existência material. Continua Enoi Airam, não sei se fui uma boa filha, mas acho que não deveria ter essa dúvida. Como mãe e esposa me esforcei porém carrego a sensação de que poderia ter feito mais quando tive todas as condições a meu favor, em fim quantas ocasiões onde deveria agradecer e me apropriei das reclamações inoportunas.


Diagnose: Arrependimento, incerteza, insegurança, culpa, dor na alma, fragilidade, dúvidas, peso, impotência.


Intervenção: Sinto uma voz oriunda do espírito que mantém conexão com a consciência provocando uma sensação de acolhimento dizendo que o reconhecer, admitir e se arrepender escorrem como refrigério diante da grandeza do criador que em sua infinita bondade e sabedoria apazígua o espírito dando forma a uma nova etapa diante do que há de vir.


Conclusão: Cheguei ao fim de um curso chamado vida terrena e apresentei meu TCC a uma bancada composta por minha própria consciência, onde não há uma avaliação com possibilidade de reprovação, mas sim um exercício de autoconhecimento do qual deveria ter feito em outras várias ocasiões durante minha existência. Sei que minhas experiências e aprendizados serão as únicas coisas que não perderei e irão agregar a minha evolução, mas também tenho ciência que tratarei o desconhecido que há de vir com receptividade e menos temor, até porque não aprendi só comigo, tive vários professores que errando me ensinaram a atravessar os desertos que percorri.


Concluo esse curso chamado vida agradecida por todas as experiência que me fizeram aprender, reaprender e renovar o reaprendizado.
Referências: Família, amigos, opositores, inimigos, colegas de trabalho, colegas acadêmicos, Deus.


Anexos: Anexo a meu TCC o conceito que me é atribuída pela história que construí conforme aqueles com quem tive a oportunidade de conviver nessa existência.

Leia nossa indicação e post “É possível chegar a perfeição do ser humano?”

Siga nosso insta @PensarBemViverBem




Deixe seu comentário