Mario Sergio Cortella e um de seus excelentes textos sobre “Superstição”.
Superstição, coisa séria ou mera diversão? As duas coisas. É muito difícil imaginar que algum ou alguma de nós não tenha uma superstição. O que é uma superstição? É uma crença de existem sinais, forças, movimentos que não dependem de nós, humanos, que estão agregados a algumas potências, com poderes sobre os quais não temos controle completo e, até para controlá-los, temos de nos relacionar com eles de um modo que se aproxima da magia, daquilo que é místico é mítico também.
Isso tem origem em toda a nossa tradição na história humana. Nós, um ser frágil, que teve de sobreviver à custa do seu próprio corpo e inteligência na mudança da nossa espécie nesses milhares de anos. Isso nos fez – por não compreender algumas coisas da natureza, desde um raio, um nascimento, um falecimento -, que fôssemos compondo um mundo cheio de sombras, onde haveria potências e poderes capazes de nos proteger e nos ameaçar.
A superstição aparece em vários momentos como sendo mera diversão, na hora de fazer figa, de cruzar os dedos. Mas, para algumas pessoas, isso tem uma marca de seriedade muito grande, seja o bater na madeira, seja se benzer com algum tipo de planta ou não passar o saleiro para outra pessoa sem que esteja colocado sobre a mesa.
Tudo aquilo que compõe o nosso universo em que, não compreendendo todas as coisas, procuramos explicações onde elas podem até não estar, mas, acreditando, parece que estão…
Mario Sergio Cortella
Compre o Livro “Pensar Bem nos Faz Bem Vol.1” do filósofo Mario Sergio Cortella.
Mario Sergio Cortella é um filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro mais conhecido por divulgar questões sociais ligadas à filosofia na sociedade contemporânea.
Outros Livros do filósofo Mario Sergio Cortella: