Ícone do site Pensar Bem Viver Bem

Sugestões de atividades terapêuticas para crianças com ansiedade?

Sugestões de atividades terapêuticas para crianças com ansiedade

Conteúdo voltado aos leitores psicólogos ou pais que tenham filhos em tal situação e tenham interesse sobre o assunto.

Se imagine atendendo pela primeira vez um menino de 5 anos que chega no seu consultório com diagnóstico de Ansiedade. O que fazer? Por onde começar? Quais atividades lúdicas poderiam ser trabalhadas?

Esses questionamentos apareceram em um grupo de Psicologia no Facebook. Fiz uma compilação de algumas sugestões e divido aqui com vocês, colegas PSIs.

POR ONDE COMEÇAR COM UMA CRIANÇA COM ANSIEDADE?

O primeiro ponto a ser avaliado é o diagnóstico em si. Precisamos estar atentos a qual profissional diagnosticou essa criança e as queixas apresentadas pela família e/ou escola.

Em seguida, é necessário que nós PSIs relembremos que independente da proposta clínica, uma criança ansiosa inicialmente responde de forma padrão aos estímulos terapêuticos. Portanto as técnicas que serão implementadas servirão principalmente para que a criança se expresse, e só a partir daí nós iremos analisar, interpretar e intervir.

AS ENTREVISTAS INICIAIS DE UMA CRIANÇA COM ANSIEDADE

Outro fator fundamental é que para além das atividades terapêuticas, nós precisamos apurar a nossa escuta e nossa atenção a expressividade do brincar daquele pequeno paciente.

Portanto as entrevistas iniciais serão fundamentais, nelas iremos conhecer a criança e a sua dinâmica familiar. Questionamentos como estes precisam ser respondidos:

SUGESTÕES DE ATIVIDADES E RECURSOS

Seja qual for a atividade, lembre-se de trazer a criança para o momento presente, tenha paciência e converse muito. Segue algumas dicas de possíveis atividades:

Planeje-se sempre, isso vai evitar surpresas. E não se esqueça de estudar e buscar supervisão sempre.

O fundamental é que você se conecte com sua criança interior e divirta-se também. Sempre cuidando para que a ansiedade do caso não seja a sua.

SUGESTÕES DE LEITURA:

Psicanálise de pais (Durval Checcinato)
Ludodiagnóstico (Rosa Maria Lopes Affonso)
Tudo começa em casa (D.W. Winnicott)
A Criança e o seu Mundo (D.W. Winnicott)

<Caso queira adquirir algum dos livros citados, você pode adquirir em um dos links abaixo>

P.S: Obviamente que essas reflexões não substituem o que a sua abordagem psicológica assevera a respeito do atendimento infantil. A idéia aqui é ajudar com algumas idéias e sugestões. Mantenha-se sempre atualizado essa é a minha melhor dica!

Texto AGENDA PSI

Leia nossa indicação e post “7 Coisas que ricos não gastam dinheiro e você também não deveria”

Siga nosso insta @PensarBemViverBem




Sair da versão mobile