Soçobrar

Soçobrar

Mario Sergio Cortella e um de seus excelentes textos sobre “Soçobrar”.

Soçobrar é um dos verbos mais interessantes que usamos no nosso idioma. Não são tantos que costumam usá-lo, afinal ele está quase sempre ligado à área náutica. Diz-se que um barco soçobrou, um navio soçobrou. Essa expressão veio para nós do espanhol: zozobrar, que remete à ideia de movimento, embaixo e em cima. Porque, quando uma embarcação aderna, vira para lá e para cá, está soçobrando.

O escritor alagoano Lêdo Ivo – que faleceu em 2012, na cidade de Sevilha, na Espanha, aos 88 anos de idade – tem uma autobiografia que vale a pena ser lida, chamada Confissões de um poeta. Nesse livro, ele faz uma trova: “O que sobra é a obra, o resto soçobra”. É um trocadilho inteligente.

O que restou para nós de Lêdo Ivo? A obra, a obra escrita, a obra no campo da amizade, a obra como a fraternidade que ele pôde repartir; tudo aquilo que um dia, cada amigo ou cada amiga dele conseguiu levar adiante, mesmo depois que ele, fisicamente, se foi.

Lêdo Ivo, nós podemos dizer, com certeza, não soçobrou, um pois a obra fica, tanto aquela escrita quanto aquela vivida na conduta, na partilha, na existência.

 

Mario Sergio Cortella

 

Compre o Livro “Pensar Bem nos Faz Bem Vol” do filósofo Mario Sergio Cortella.

 

Mario Sergio Cortella é um filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro mais conhecido por divulgar questões sociais ligadas à filosofia na sociedade contemporânea.

Outros Livros do filósofo Mario Sergio Cortella:

 

Deixe seu comentário