Síndrome do Pensamento acelerado?

Síndrome do Pensamento acelerado?

Vivemos atualmente em um contexto de excesso de informações, decorrente, muitas vezes, do ritmo acelerados dos meios de comunicação e dos grandes centros urbanos. É nesse cenário que percebemos a Síndrome do Pensamento Acelerado. Você já ouviu falar sobre?

A Síndrome do Pensamento Acelerado caracteriza-se por uma grande dificuldade pessoal em relaxar a mente, acalmar e organizar os pensamentos, e uma busca incessante de informações e estímulos. Além disso, possui certa semelhança com o TDAH, ou Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade.

As semelhanças do TDAH com a síndrome do pensamento acelerado são muitas, já que o sintoma mais característico do TDAH é a inquietação e consequentemente os pensamentos frenéticos que isso causa. As pessoas que sofrem da síndrome do pensamento acelerado comumente relatam a sensação de que as 24 horas do dia não são suficientes para concluir todas as suas tarefas.

Segundo os especialistas em neurologia, a síndrome não trata-se de uma doença, e sim de um sintoma associado a um quadro de ansiedade.

Os principais alvos da condição são pessoas que têm suas tarefas profissionais constantemente avaliadas e um ritmo muito acelerado de trabalho, sem poder parar um segundo sequer para evitar o comprometimento do trabalho, tais como: executivos, professores, profissionais da saúde, jornalistas, entre tantos outros profissionais.

Observa-se, inclusive, que além da síndrome do pensamento acelerado, os quadros de Depressão, Estresse, Síndrome do Pânico e Nomofobia (medo de ficar sem celular) também sofreram uma elevação nas últimas décadas.

Deixe seu comentário