Síndrome de burnout é um estresse excessivo e crônico reconhecido pelo CID-10, provocado por sobrecarga ou excesso de trabalho. Trata-se de um esgotamento físico e mental decorrente de uma vida profissional desgastante e sobrecarregada.
Sintomas psicológicos: exaustão emocional, ansiedade, desânimo acentuado, dificuldade de sentir prazer, dificuldade de raciocinar, irritabilidade, preocupação, alterações do sono, sentimentos de incapacidade ou inferioridade, crises de choro, ansiedade, falta de motivação e criatividade.
Sintomas físicos: dor de cabeça, enxaqueca, transpiração, fadiga, pressão alta, alteração nos batimentos cardíacos, dores musculares, problemas gastrointestinais, entre outros.
Para prevenir a síndrome de burnout, recomenda-se descansar adequadamente, manter um equilíbrio entre trabalho, lazer, família, vida social e atividades físicas, além de mudar determinadas atitudes, expectativas e hábitos de vida.
O tratamento da síndrome de burnout é feito sobretudo com psicoterapia aliada a mudanças nas condições de trabalho podendo incluir também medicamentos prescritos.
Leia nossa indicação e post “É possível chegar a perfeição do ser humano?”
Siga nosso insta @PensarBemViverBem