Ícone do site Pensar Bem Viver Bem

Sentimentos solitários

Quando o assunto é sentir, nada me parece tão solitário como numa doença grave ou o luto com a morte de alguém.


Sentimos tudo sozinhos. Esperamos que o outro sinta algo por nós, mas a verdade é que não sente, ninguém pode sentir o que sentimos. Pode sentir empatia, pena, compaixão, mas não sente a mesma dor, isso não.


Alguns compreendem, outros não. Alguns respeitam, outros não.
O fato é que a solidão anda lado a lado com algumas pessoas e desta forma as assombram. Alguns sentimentos são totalmente solitários, como o amor platônico por exemplo. Amar uma outra pessoa, de longe, sem que seja correspondido é extremamente solitário e dolorido. Claro, a dor nesse caso é amenizada por um outro sentimento, a esperança. Porém continua sendo um sentimento muito solitário, assim como a saudade.


Saudade também é algo que possivelmente a pessoa pode sentir completamente sozinha. Nem sempre a saudade é retribuída, muitas vezes sentimos saudade de alguém que nem ao menos se lembra da nossa existência, ou de alguém que simplesmente vive sem sentir sua falta ou saudade de um tempo que não volta mais ou de alguém que já se foi. Saudade só é bom sentir quando podemos executá-la e arrancá-la do peito assim que possível, se não, é apenas mais um sentimento dolorido e solitário.


Há ainda aquele que dói na alma, que ninguém pode sentir por você, que é o sentimento de rejeição. Como dói se sentir rejeitado e ninguém consegue mensurar essa dor no seu lugar, portanto, mais um sentimento extremamente solitário.


Então, me faço lembrar de alguns sentimentos não solitários, sentimentos coletivos, onde sua emoção não é a única e você não tem a percepção daquele sentimento sozinho, ou seja, não é um sentimento exclusivamente seu. Como o orgulho, patriotismo, insegurança, perseverança, entre vários outros sentimentos coletivos.


Ainda assim, é importante fazer uma reflexão a respeito dos nossos sentimentos e saber que mesmo que algum deles somos totalmente solitários em sentí-los, ter alguém com quem falar sobre esses sentimentos, seja um amigo, companheiro ou profissional responsável, já causa um alívio grande; De solitária já basta a morte, pois ninguém morrerá em seu lugar, então que a vida não seja!

Sair da versão mobile