Ícone do site Pensar Bem Viver Bem

Seleção inglesa e sua associação da psicologia esportiva em busca do título

Seleção inglesa e sua associação da psicologia esportiva em busca do título

Mais uma seleção associando a Psicologia do Esporte no complemento de sua preparação

A Dra. Pippa Grange é a psicóloga da equipe da Inglaterra, comandada pelo técnico Gareth Southgate e que segue firme em sua campanha na Copa da Russia 2018.

Grange, 47, estudou psicologia na Universidade Loughborough e tem doutorado em psicologia aplicada, mas sua área principal é a construção de uma cultura de equipe em geral.

Chegou a integrar parte da equipe de natação australiana e supervisionou mudanças gerais em vários esportes deste país.

Em 2017, ele foi designada para integrar a comissão técnica do English Team para a Copa do Mundo da Russia, onde foi encarregada de construir a resistência psicológica da atual safra de jogadores. Uma geração que sonha em conquistar o título pela segunda vez, após erguerem a taça em 1966.

Entre suas atribuições, estão reforçar o pensamento positivo e ajudar os atletas com situações de alta pressão, como em uma disputa de pênaltis, algo que pode ser colocado a prova contra a Colômbia. A Inglaterra venceu, acabando com um tabu histórico onde sempre saiam derrotados em uma disputa por penalidades em jogos decisivos.

“Os atletas, como todas as outras pessoas, querem algo em que acreditar, uma visão em que possam investir e na organização a que têm orgulho de pertencer; a parte mental é importante para a preparação esportiva”, diz a psicóloga em um de seus livros.

A dra Grange despreza as redes sociais e o álcool e compartilha o espírito de “unidade de corpo e mente” e o “poder transformador da ioga”.

No ginásio da equipe, ela expõe cartazes motivacionais adornando as paredes com slogans como “Sucesso não é dado, é conquistado”.

Pippa Grange trabalhou lado a lado com os jogadores, discutindo suas “esperanças e medos” e tendo discussões profundas com o técnico Southgate e seus assistentes.

“Eles se motivam para abrir suas portas, compartilhar histórias pessoais e se reunir em grupos”.

 

Leia nossa indicação e post “Seleção Brasileira e a polêmica falta de um profissional de psicologia”

Siga nosso insta @PensarBemViverBem




Sair da versão mobile