Inteligência emocional é a capacidade de reconhecer e avaliar os seus próprios sentimentos e a capacidade de lidar com eles.
A vida é cheia de desafios diários. Em vários momentos as pessoas estão em constante exposição ou pressão. Este é um contexto que pode ser muito estressante e desgastante, especialmente para quem não possui equilíbrio emocional. Isso acontece porque as emoções estão em toda parte, e todas as pessoas vivem direta ou indiretamente sob o impacto delas.
Saber reconhecer as emoções e administra-las é fundamental para ter mais qualidade de vida e equilíbrio.
O autoconhecimento e a inteligência emocional estão entrelaçados. Como você pode se conhecer se não há nem a compreensão e o reconhecimento dos seus sentimentos?
Não, você não vai se autoconhecer em uma imersão de um fim de semana. Isso é algo que demanda tempo. E é aí que entra o psicólogo.
No processo terapêutico é possível desenvolver o autoconhecimento, identificar gatilhos, tratar traumas, trabalhar a auto sabotagem, entender os sentimentos, administra-los e assim também possuir um auto controle maior.
Uma pessoa com controle emocional possui a habilidade de lidar com os próprios sentimentos, adaptando-os conforme a situação e os expressando de maneira saudável para si e para os outros.
Se permita a oportunidade de se auto conhecer e conseguir lidar de uma forma mais saudável com o seu emocional, podendo prevenir o sofrimento psíquico e se fortalecendo de dentro pra fora.
Tenha carinho pelo seu emocional.
Cuide da sua saúde mental.
Leia nossa indicação e post “É possível chegar a perfeição do ser humano?”
Siga nosso insta @PensarBemViverBem