Algo que precisa ser feito com relativa frequência é dar uma limpada nas nossas certezas, sacudir um pouco aquilo em que acreditamos como invencível ou, para usar um termo que agora existe no nosso idioma, imexível, aquilo que se entenderia como intocável. As nossas certezas só podem se confirmar, ter mais solidez, quando podem ser sacudidas.
Estou usando a expressão sacudir as certezas porque um dos ditados árabes que eu mais aprecio é aquele que diz: “Homens são como tapetes, às vezes precisam ser sacudidos, tal como pessoas mais antigas faziam – e ainda se faz hoje em dia, embora os materiais tenham mudado – quando os tapetes mais clássicos era pendurados em um varal e ali se batia os tapetes mais clássicos era pendurados em um varal e ali se bati o tapete, se sacudia, para tirar dele tudo aquilo que não servia mais, que era mero resíduo.
Evidentemente, por ser uma parte da população de origem árabe especializada na elaboração de tapetes, um ditado como esse fica muito mais apropriado dentro dessa comunidade que, historicamente, produziu belezas na tapeçaria e sabe bem o que significa essa percepção. Homens como tapetes, ao sacudi-los, ser capaz de tirar o que já não serve mais, a sujeira que se acumulou.
No nosso caso, várias de nossas certezas, como os tapetes, têm que ser sacudidas vez ou outra.
Sacudir para pensar melhor.
Texto escrito pelo…
Mario Sergio Cortella
Compre o Livro “Pensar Bem nos Faz Bem Vol” do filósofo Mario Sergio Cortella.
Mario Sergio Cortella é um filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro mais conhecido por divulgar questões sociais ligadas à filosofia na sociedade contemporânea.
Outros Livros do filósofo Mario Sergio Cortella: