Na antiguidade mesmo sem a descoberta do papel o homem não deixou de demonstrar o seu interesse em se expressar, devido à isso as primeiras concepções de arte surgiu a partir das pinturas feitas nas cavernas. Essas manifestações artísticas desenhadas sobre as superfícies rochosas são denominadas como arte Rupestre.
O ser humano tem a necessidade de desmontar o que sente. Então os antigos povos se expressavam e faziam isso através de imagens pintadas, esses desenhos são representações do cotidiano dos povos naquela época, geralmente era retratado seu dia a dia, suas caçadas, rituais, crenças e ainda possuir um viés místico.
Será que podemos dizer que a arte rupestre poderia ser vista como um diário? Pois são nos diários que as pessoas escrevem sobre o seu cotidiano. Através destas antigas artes podemos ter um pouco da percepção de como era a vida dos povos antigos, esses desenhos podem ser definidos como um documento precioso das tradições homem pré-histórico.
O homem antigo desenhava o que via, então imagens de grandes animais como cavalos, búfalos, antílopes, entre outros, e dominam a arte rupestre. O ser humano é menos freqüente em suas obras e quando encontrado está comumente representando atividades como a luta, a dança e especialmente a caça. Desenhos abstratos diversos também são muito comuns, onde se destaca a marca da palma humana.
A madeira que após o fogo se transformava em carvão, argilas coloridas e minerais triturados, são os pigmentos mais utilizados pelo homem pré-histórico na confecção da arte rupestre. Acredita-se que o povo pré-histórico utilizava sangue, gordura animal, excrementos e outros materiais como a gema de ovo, para dar cor a esses elementos.
Diversas ilustrações rupestres são alvo de grande admiração pela beleza e sofisticação. Pôr causa disto, estudiosos do ramo artístico consideram que arte rupestre possuía um caráter para o povo pré-histórico semelhante ao da arte na sociedade atual, um meio de expressão e criatividade.
De acordo com historiadores acreditam-se, ainda, que a arte rupestre seja posterior a objetos artísticos pré-históricos móveis, como pequenas esculturas em ossos e pedras. (a representação era somente em um plano 2D).
O que não podemos negar é que as pessoas desde o princípio dos tempos sempre gostaram de arte, essa necessidade de se expressar vem desde a antiguidade demonstrando que os povos antigos tinham percepções e inteligência para criar, mesmo rusticamente eles conseguiram retratar bem suas atividades através da pintura eles nos deixaram um incrível legado.
Leia nossa indicação e post “É possível chegar a perfeição do ser humano?”
Siga nosso insta @PensarBemViverBem