Refletir sobre a vida é um processo significativo à existência humana, porém essa existência precisa vir acompanhada de qualidade. Saber viver nos dias contemporâneos é aproveitar os momentos que possam trazer satisfação especialmente no aspecto pessoal. A busca por uma vida qualitativa inclui o bem-estar em seus vários sentidos.
Os termos; diversão, curtição e viagens, aguça a imaginação, a vontade e o desejo de usufruir de momentos que podem trazer felicidade, seja depois de um dia estressante de trabalho ou em um período de férias. Para alguns, poucos momentos em casa com jogos ou outras atividades parece trazer alívio, mas para muitos, viajar para um lugar paradisíaco para relaxar é necessário e reconfortante. Ter momentos de auto realização ou tirar tempo para estar com a família em ambientes únicos é um caminho que todos merecem, é um grande passo para ter uma vida com qualidade. Um bom lugar ou roteiro para sair da rotina e curtir as férias é a Rota das Emoções, uma região paradisíaca, cheia de surpresas e aventuras.
O litoral brasileiro que vai de São Luís a Fortaleza. Você escolhe por onde começar e terminar. Pode ser em grupo, com pacotes turísticos, em família, acompanhado ou mesmo individual, o importante é trilhar essa rota e ter contato com uma natureza exuberante e contemplar as belas paisagens do percurso.
Quem chega à Ilha de São Luís tem contato com um povo hospitaleiro e uma cidade que é Patrimônio Cultural da humanidade com seu centro histórico que pode ser visitado a noite ou durante o dia, suas lendas, bares, restaurantes e uma culinária própria, praias, lagoas, passeios e suas efervescências culturais; como festas juninas, manifestações de bumba-meu-boi que acontece de junho a julho e outras manifestações artísticas próprias da cidade. O viajante pode ainda visitar Alcântara, símbolo da riqueza regional de séculos passados e da Base Aérea Nacional.
Saindo da capital maranhense, segue viajem até os lençóis maranhenses que é visitado a partir de Santo Amaro ou especialmente de Barreirinhas, onde o viajante tem uma boa estrutura de hotéis, conforto e pacotes turísticos, de onde partem a maioria dos passeios para os lençóis. A cidade é acolhedora e com ótima rede de investimento para o padrão regional. A visita aos lençóis maranhenses é uma experiência única, trazendo emoções e aventuras. Tem início de forma interessante, atravessando um rio por meio de barcas. Geralmente em caravana, o percurso é feito em veículos com tração nas quatro rodas, pois as estradas têm vários percursos e são cheias de água e areias, digna de um Rali.
Chegando aos lençóis as imagens e as paisagens são esplêndidas. É areia de perder de vista, parece um deserto com Oásis, no meio das areias existem lindas lagoas de água doce próprias para o banho. É uma experiência indescritível de deserto, paisagens inesquecíveis para serem observadas, aproveitadas e contempladas. O por do Sol é um espetáculo à parte. Ao cair da noite é feito o retorno a Barreirinhas com a mesma emoção, no caminho podemos observar, além da paisagem os animais selvagens da região. Na cidade você escolhe as manifestações culturais ou visitar a beira-rio recheada de músicas ao vivo com artistas locais, onde se aproveita a culinária a gosto do cliente em bares e restaurantes aconchegantes a um bom preço, onde é possível conversar e deixar o tempo passar. Saindo de Barreirinhas você chega à cidade de Paulinho Neves, onde ficam os Pequenos Lençóis.
De lá é possível realizar visitas com aventuras e aproveitar as paisagens, não é tão intenso como em Barreirinhas, mas é possível desfrutar das belezas locais com uma experiência bem parecida. Seguindo viagem passa por uma Ecorodovia; uma estrada que intercala asfalto e bloquetes, uma visão fantástica, uma paisagem exuberante e esplêndida, onde é possível ver morros de areias com piscinas de água doce, muitos param para tirar fotos, do outro lado da Ecorodovia, a paisagem é verde e pantanosa, com animais e aves de várias espécies. É possível reduzir a velocidade do veículo, passar devagar, observando, admirando e contemplando a paisagem, dirigir em uma estrada com essa característica é um privilégio. Saindo dos lençóis em direção ao Delta do Parnaíba o viajante pode escolher visitar Tutóia com suas praias, passeios de barcos, seu charmoso mercado de peixes e seu comércio local movimentado, onde é possível encontrar de tudo, assim como utensílios próprios da região. Mais alguns quilômetros chega a Araioses. Nesta cidade do Maranhão há 60% do Delta. Nela é possível visitar essa maravilha da natureza com rios e igarapés que ajudam o rio Parnaíba a desaguar no mar. A cidade foi considerada por muitos jornais e revistas de turismo internacional como um dos mais imponentes santuários ecológicos do Brasil.
Partindo para o Piauí que detêm 40% do Delta o viajante chega a Parnaíba que serve como entre porto à rota das emoções, o viajante tem muitas opções de lazer. É uma cidade acolhedora com culinária e iguarias únicas. Tem uma estrutura de hotéis e restaurante de boa qualidade. É possível encontrar músicas ao vivo todas as noites no Mirante no mês de julho. Em Parnaíba é quase obrigatório visitar o Delta, partindo do Porto dos Tatus, pode-se observar os rios desaguarem no mar e o encontro das águas, além dos animais típicos da região. Para o passeio escolhe-se entre barcos pequenos e grandes ou mesmo os dois.
Nas embarcações maiores é servido café da manhã, almoço e depois, como lanche ou merenda como é chamado por lá, a caranguejada como cortesia. Na ilha Grande de Santa Isabel é possível visitar a praia da Pedra do Sal, onde há muitas pedras grandes e uma especial, a da caveira, o lugar segundo a lenda local foi visitado pelos fenícios que deixaram riquezas enterradas na região, além de propiciar um belo banho. Indo em direção a Luís Corrêa o viajante encontrar as praias de Atalaia e do Coqueiro com bastantes bares, restaurante e local próprio para banho, com uma boa estrutura e comidas típicas.
É possível ainda visitar a lagoa do Portinho e desfrutar da hospitalidade, realizar passeios e aproveitar da culinária local. Tomar um banho é quase uma obrigação, tamanha a beleza do local, além de confortável. É possível ainda visitar algumas cidades da região que oferecem variadas opções de lazer, com banhos em balneários, rios, lagoas, manifestações culturais e ambientes dançantes, é o caso da cidade de Magalhães de Almeida no Maranhão que está em sua 23º festa “Arraial da Nossa Gente”.
São quatro dias acolhendo pessoas de várias cidades da região. Saindo de Parnaíba segue em direção a Camocim. Para quem busca tranquilidade e um contato maior com a natureza o lugar é essencial. O viajante conhece a Ilha da Testa Branca, o passeio pelo estuário do Rio Coreaú e muitos outros. Quem busca maiores emoções vai direto a Jericoacoara e aproveita o que há de melhor na cidade, que oferece passeios de buggy à Tatajuba, ao Parque Nacional dos Cavalos Marinhos, mangue seco e outros, em Jijoca é imprescindível visitar a lagoa e sua estrutura de bares e restaurantes, podendo desfrutar de um belíssimo banho, aproveitar os passeios e outros. De lá segue para Fortaleza.
Em Fortaleza você encontra praias a oeste e leste da cidade, sua vocação turística é inegável, assim como a excelente acolhida da população. Na cidade, você tem opções de curtir a noite que é movimentada em toda a cidade, visitar centros turísticos como: museus, o centro cultural Dragão do Mar, a beira mar da praia de Iracema e seu charme cearense, a praia do Futuro, as atrações culturais e a sua rica culinária, das mais sofisticadas às mais simples. Nos arredores de Fortaleza, o viajante tem muitas opções de praias, como: Icaraí, Morro Branco, Canoa Quebrada, Ilhas belas em Caponga e muitas outras.
A Rota das emoções se encerra em Fortaleza, mas suas atrações deixam sensação de que ainda falta muito a ser visitado, de ter vivido bem, um gostinho de quero mais e que voltar ao lugar é uma obrigação, um convite irrecusável.
Leia nossa indicação e post “É possível chegar a perfeição do ser humano?”
Siga nosso insta @PensarBemViverBem