Roda da Vida: uma ferramenta de autoconhecimento que potencializa e transforma vidas

Roda da Vida: uma ferramenta de autoconhecimento que potencializa e transforma vidas

Umas das melhores ferramentas para descobrir pontos fortes e fracos de uma pessoa chama-se Roda da Vida. Vale destacar que a mesma é um instrumento riquíssimo de análise e avaliação de performance, relacionamentos e qualidade de vida, que mostra como está o potencial do cliente ( coachee), ou seja, como estou em determinadas áreas da minha vida?. Esse instrumento teve suas origens na década de 60, criada pelo americano Paul J. Meyer. O autor tornou-se famoso por seus trabalhos e publicações na área de motivação.
Cabe pontuar que a estrutura da Roda da Vida pode ser comparada com um gráfico de um radar. O círculo é dividido em partes menores que representam cada área específica e importante da vida do coachee. Vale destacar que o número de áreas varia conforme o modelo utilizado: o círculo pode ser dividido entre oito, dez, doze categorias.
Cada área recebe uma pontuação que varia de 1 a 10 pontos, sendo que no centro fica o número 1 e na borda fica o número 10, levando em consideração que cada uma dessas partes será relacionada a um setor específico da vida do coachee. Nesse sentido, no momento do questionamento sobre determinado quesito sobre sua vida e assim deverá, então, se indagar, refletir e determinar seu nível de satisfação com cada uma dessas áreas solicitadas.
A Roda da Vida oferece para aquele que a utiliza uma visão mais sistêmica de sua vida, permitindo que leve em conta alguns dos aspectos mais relevantes e que necessitam de mais atenção. Para Barboza (2019, p. 131), a Roda da vida é:

uma ferramenta de autoavaliação, simples de aplicar e que pode ser útil em seus processos de coaching. Ela oferece de uma forma simples uma visão geral de diferentes áreas da vida, evidenciando o que vai bem e o que vai mal. A Roda da Vida ajuda a medir o nível de satisfação com cada uma das áreas de sua vida e auxilia na identificação do que está desequilibrado. O desequilíbrio é uma das coisas que geram frustações, insatisfações, medos, inseguranças, angústias, etc.

        Como podemos constatar, a Roda da Vida é uma ferramenta visual que tem um papel fundamental na autodescoberta pois a mesma possibilita uma visualização significativa de todas as áreas pertencentes de sua vida, representando de forma simples e clara sua realidade conforme sua satisfação ou realização. De acordo com Silva (2019, p.40), ao falar sobre a importância da Roda da Vida, comenta que: 

cada indivíduo possui uma visão de mundo e uma forma de direcionar sua vida. Esta ferramenta possibilita uma visão geral, permitindo a detecção de aspectos mais relevantes e a necessidade ou não de alterações e adequações, direcionando também planos de ação e redefinições de prioridades.

         Vale lembrar que a aplicação deste instrumento autoavaliativo deve ser totalmente isenta de todo e qualquer julgamento negativo tanto por parte do coach como do coachee, o que requer uma sabedoria, sensatez e visão otimista quanto às nuances da vida.

Como funciona a Roda da vida?

        Adquira uma Roda da Vida na internet, e a cada área se pergunte, avalie e reflita como estou neste quesito e atribua uma nota conforme sua satisfação com determinada área e pinte. Vale mencionar que a cada área pintada, possibilitará uma visualização gráfica de forma detalhada e organizada de sua própria vida, sendo que área menos favorecida (menor pontuação) é sinal que é necessário um foco mais preciso e uma maior atenção por sua parte. Cabe destacar que embora a ferramenta seja feita em uma determinada data, ela deve ser analisada e refletida constantemente para que haja desenvolvimento e evolução.
       
        A Roda da Vida é uma ferramenta excepcional que revela pontos de melhoria com base numa reflexão crítica e transformadora, o que demonstra que a avaliação da mesma tem uma perspectiva temporal ou situacional, que depende exclusivamente de você para pensar, sentir, agir, refletir e ter a consciência que para mudar você tem que se posicionar como autor de sua própria história, ser líder de sua própria vida e ter como condição de superar todos seus erros, falhas ou lacunas de cada área analisada. 
        Com base nesta reflexão, podemos constatar que cada pessoa tem seus sonhos e projetos e nós, como coaches, devemos nos posicionarmos como mediadores ou facilitadores na busca de melhores resultados como forma de alavancar e potencializar a vida de nossos coachees através de conhecimentos, métodos, ferramentas e metodologias que transformem a realidade de nossos clientes para uma vida extraordinária.
         Vale destacar, portanto, que o coaching é uma metodologia de transformação, de autoconhecimento e evolução contínua do coachee. É valido salientar, portanto, que o universo coaching é muito rico e é tão significativo e poderoso que há grande evolução e amadurecimento tanto para o coachee como para o coach, assim ambos saem ganhando aprendizados, experiências e lições de vida, pois a metodologia viabiliza o autoconhecimento aprofundado, transformação e superação, como também de aceleração de resultados, levando assim o coachee à realização, ao sucesso e à felicidade plena.

REFERÊNCIAS

BARBOZA, Maurílio. Manual de Coaching com PNL: um guia prático na formação do coach profissional. Santa Maria (RS): Editora do Autor, 2019.
SILVA, José Mauro. Leader Coach. Recife: Ser educacional, 2019.

Deixe seu comentário