Ícone do site Pensar Bem Viver Bem

Responsabilidade pessoal: a pedra que você deve remover do seu Caminho

Uma das decisões mais importantes da nossa vida é escolher um caminho para seguir, pensando nisso eu pensador quero chamar a sua atenção meus leitores, para dizer que a vida às vezes é injusta, especialmente para aqueles que não assumem o controle de suas próprias vidas para tentar resolver seus próprios problemas. No entanto esse caminho dirá muito do futuro que queremos, e dos nossos sonhos e objetivos que planejamos para nossa vida. Mas a verdade é que em algum momento de nossas vidas certamente encontraremos uma pedra no caminho.

Sabemos que as vezes, você dá alguns tropeços. Seus pés doem, o sapato incomoda, e você sente que há algo dentro dele que dói toda vez que você dá um passo. No entanto, você não parar para descobrir o que está acontecendo. Em vez de tentar remover a pedra, você culpa o caminho em que está caminhando ou os sapatos de “má qualidade” que está usando. Sabe, o problema não as pedras que encontramos ; não, para Moisés as pedras foram o papel perfeito para escrever os dez mandamentos, assim como esta mesma pedra que esta em minha vida hoje, se tornou o meu combustível para escrever este artigo para vocês meus leitores. Todos nós conhecemos aquela sensação desconfortável de ter uma pedra no sapato. Não precisa ser muito grande para causar dor ao caminhar, basta que esteja no lugar certo. Mas, o que podemos fazer com as nossas pedras psicológicas?

Confúcio disse que o que está dentro de nós nos ataca mais do que o que está fora. Em outras palavras, é verdade que o que o rodeia determina a sua felicidade. Inclusive, também é verdade que fatores sociais e econômicos ou uma infância traumática podem condicioná-lo. No entanto, o principal inimigo do seu bem-estar é você mesmo, não o contexto ou o seu próprio passado.

A responsabilidade pessoal consiste, portanto, em saber como se comprometer a criar mudanças que sejam benéficas. Como fazer isso? Tomando decisões corajosas, agindo, sabendo do que você precisa fazer para mudar e reverter essa sua situação. Em primeiro lugar, você precisa parar de culpar os outros e assumir um papel de liderança na realidade que você quer criar.

Por exemplo , para Davi as pedras foram a arma que derrubou aquele gigante da sua vida. ( Samuel 17:18)

Já para Gideão, as pedras foram necessárias para reedificar um altar. ( Juizes 6)

Para Jacó, uma pedra se tornou seu travesseiro. (Gênesis 28:11)

Para a mulher adúltera, as pedras no chão foram o maior livramento recebido em toda sua vida. (João 6)

O problema maior não é as pedras que estão no nosso caminho, mas sim o que fazer com essas pedras , saibam que essas mesma pedras que te geram desconforto, dor , sofrimento, com uma estratégia psicológica podem gerar mudanças que o aproximam de uma vida equilibrada e de um maior bem-estar, desde que vocês saibam usar de forma sensata e sábia.

Por exemplo, “pedra no sapato” pode assumir muitas formas. Às vezes, são as coisas que tiram a sua paz e deixam você de mau humor e até com raiva. Outras vezes, você carrega a dor de um rompimento de uma relação ou de decepções que são necessárias na sua vida para você perceber e tirar ela do seu sapato.

Essa situação pode parecer familiar para você. Nesses casos, a responsabilidade pessoal também envolve assumir o controle das suas próprias emoções.

Você não pode carregar esse sofrimento com você o tempo todo como se fosse aquela pedra no sapato incômoda e dolorosa; você precisa remover a pedra. Isso significa, antes de tudo, aceitar e entender o impacto emocional. Após isso, você precisa regulá-lo, agir e tomar novas decisões.

Diante disso, o problema esta naquilo que deixamos que nossas pedras gerem dentro nós… Você consegue entender isso?

Sabemos que as pedras podem destruir sim, mas certamente na mãos de quem é predestinado e tem visão apenas se torna um instrumento para reconstrução de algo grandioso e forte, que pode proporcionar combustível para se levantar mais uma vez, pedras podem machucar e ferir sim, mas no caminho de quem não entender, não tem visão a tendência é que os normais encontrará apenas pedras ao longo do caminho. Talvez eles também vejam becos sem saída e precipícios. É verdade que ninguém o prepara para essas situações inesperadas. Inclusive, quando elas acontecem, você tem duas opções.

A primeira e mais fácil é recuar, desistir e voltar por onde você veio. No entanto, isso não é o certo a se fazer. Afinal, a responsabilidade pessoal também significa que você deve entender que imprevistos fazem parte da vida. As pessoas cometem erros, e adversidades podem acontecer de qualquer forma.

Então qual é a segunda opção? Ser responsável, corajoso e comprometido. Inicialmente, você terá que dar um passo para trás, sim, mas apenas para ganhar impulso para tirar a pedra do sepulcro da sua vida.

Para concluir, você precisa entender que não pode continuar culpando os outros pelo seu desconforto. ou até mesmo por essa zona de conforto que você se encontra neste momento. Você pode e merece ser feliz novamente! No entanto, você precisa tomar decisões e, acima de tudo, assumir a responsabilidade pela sua própria vida.

Olha se permitimos elas podem nos derrubar sim, mas sabe elas passam, ainda podemos reedificar o altar que se quebrou, saiba que pedras não param ninguém, apenas quem já queria um motivo para parar, talvez se reagimos de uma forma convicta diferente dos demais, elas não destruiriam tanto a nossa paz espiritual, certamente elas não seriam quedas todas as vezes, que nos encontra-se no caminho, categoricamente não seria feridas por tanto tempo, pois em meio adversidades nos tornariam mais resistentes como Jesus nos ensina em uma de suas parábolas, que a casa que está edificada pela a rocha, não será abalada. Conforme diz em (Mateus 7:25)

Ou seja, não é sobre derrubar ou construir a casa, não ; a rocha está lá para que a casa seja levantada e construída sobre ela. No entanto, o nosso erro é usar como desculpa para permanecer no chão em meio as pedras. Aquilo que Deus permitir no meio do caminho, é para nos ensinar a caminhar a superar obstáculos e os nossos erros, a verdade é que cada pedra no caminho nos ensina a caminhar e ser melhor, para nos endireitar diante dos caminhos do Senhor Jesus. Sabe, a pedra que tapou o sepulcro de Lázaro, para muitos significava o fim, mas para Jesus era a oportunidade do milagre, onde ele via a porta da ressureição em meio uma pedra.

Agora lapide suas pedras, pode existir um tesouro escondido em cada uma delas !

Este artigo quero agradecer a minha filha Queila Araújo que me proporcionou esse lindo texto…

Sair da versão mobile