Ícone do site Pensar Bem Viver Bem

RELACIONAMENTOS CONFLITUOSOS ENTRE PAIS E FILHOS

RELACIONAMENTOS CONFLITUOSOS ENTRE PAIS E FILHOS

Devemos compreender que a adolescência é marcada, de modo geral, como época da transformação, pois ela é a ponte que liga e separa o ser infantil do ser adulto. O núcleo essencial da transformação da puberdade parece ser a ruptura e a modificação da imagem do mundo, que, como percebo no consultório, tem até então, uma certa fixidez. Em consequência, modifica-se também a atitude estável diante do mundo, que correspondia àquela imagem.

Cada vez a exigência do mundo se torna maior e mais “assustadora” aos olhos da adolescência. Assustados buscam a qualquer modo dar um sentido à vida e objetivar-se como pessoa.

Vivemos hoje essa inversão de valores e de papeis que nos levam a questionar quem são os pais e quem são os filhos.

Temos hoje pais imaturos e infantis querendo criar filhos adultos, coisa impossível.

Os pais vêm perdendo há mais uma década o controle da situação. Pelo uso abusivo da liberdade não se sabe mais quem são os pais e quem são os filhos. Comentam até mesmo alguns profissionais, do comportamento humano, desatentos, que os pais têm que serem amigos dos filhos e não discordo disso; porém, com os devidos limites.

A falta de limites é a principal causa da violência familiar atual, que se inicia nos lares e se estendem para fora dos mesmos nos diversos pontos da sociedade. Quando uma criança de onze ou doze anos inicia um namoro e recebe a aprovação dos pais, não podemos esperar outra consequência a não ser algum tipo de violência, inicialmente, psicológica e depois física. Infelizmente os lares saíram de um extremo de uma educação extremamente rígida para outro extremo a educação “do tudo pode” e “tudo é permitido”, para não criar traumas dizem até mesmo alguns profissionais do comportamento que também precisam rever seus conceitos sobre liberdade e limites.

Como disse o Pai da relatividade Albert Einstein (1879-1955): “Quando a tecnologia dominar os homens – (nossos filhos), veremos a formação de idiotas”.

Está passando da hora de criarmos um novo Estatuto sobre os deveres da criança e do adolescente: Algumas dicas de deveres da criança e do adolescente:

1. É dever da criança e do adolescente obedecer aos pais;
2. É dever da criança e do adolescente dizer aonde vai com quem vai e a que horas deve volta e cumprir o horário estipulado;
3. É dever da criança e do adolescente ajudar nas tarefas domésticas;
4. É dever da criança e do adolescente ir à escola e tirar notas pelo menos razoáveis;
5. É dever da criança e do adolescente respeitar os pais e educadores;
6. É dever da criança e do adolescente respeitar e saber o valor das coisas;
7. É dever da criança e do adolescente saber e respeitar os seus próprios limites.

A negociação honesta e sincera ainda é o melhor caminho.

Uma das grandes dificuldades dos pais em impor limites aos filhos é, principalmente, porque eles também não têm limites sobre si mesmos.
Nós pais não devemos ceder a um pedido dos filhos que poderá lhe causar danos apenas porque ele fez cara feia ou abriu em choro. Isso é o que a criança aprende antes mesmo de falar: “chantagear emocionalmente” ou “manipulação egoíca”.

Pais egoístas, orgulhosos, arrogantes e desequilibrados, normalmente, criarão seus filhos dentro destes mesmos padrões de comportamento, pois nunca devemos esquecer que as palavras educam; mas o exemplo arrasta.

“Aprenda a enxergar melhor os pedidos de socorro de seus filhos e caso não consiga ver, procure com urgência um profissional que possa ajudar”, mas não pense apenas que é ‘coisa da idade’ ou lhe compense com presentes e ‘coisas’ pois estas (coisas como celulares) nunca irão substituir o amor de nós pais. Ao limitar seu coração pode doer; mas será melhor do que a dor de ver seu filho preso, nas drogas, na “prostituição” de toda ordem, numa cadeira de rodas ou debaixo da terra. Ainda a tempo de termos um mundo melhor. Lembrando que não existem pais perfeitos, filhos perfeitos, esposas perfeitas, nem maridos perfeitos.

Dr. José Geraldo Rabelo.
Psicólogo holístico
Escritor e Palestrante. Watsapp – 984719412 – Cons. 3645-4010 e 4020
Email: rabelojosegeraldo@yahoo.com.br e rabelojosegeraldo740@gmail.com

 

Leia nossa indicação e post “Já ouviu falar sobre Self-Shock?”

Siga nosso insta @PensarBemViverBem




Sair da versão mobile