Quem foi Karl Marx ?

Quem foi Karl Marx ?

“A religião é o ópio do povo”

Karl Marx nasceu na cidade alemã de Trier, no seio de uma família judaica, e tornou-se um dos pensadores de maior influência sobre a reflexão contemporânea. Como afirmou o pensador francês Raymond Aron, se a grande de um filósofo fosse medida pelos debates que suscitou, nenhum deles nos últimos séculos poderia ser comparado a Karl Marx.

Nos tempos da Universidade, Marx revelou entusiasmo pelo estudo do direito, da filosofia e da história. Formado em filosofia no círculo do idealismo alemão, tentou seguir a carreira universitária como professor, mas não conseguiu seu intento devido a questões políticas. Em 1844 conheceu Friedrich Engels em Paris, e ambos se tornaram amigos inseparáveis por toda a vida. Em 1848, lançaram o célebre “Manifesto Comunista”. Seguindo o lema de que a filosofia deve ser também prática, participaram juntos de diversas atividades políticas e escreveram várias obras, que lhes custaram duras perseguições dos governos constituídos. O conjunto de ideias foi depois interpretado e desenvolvido por outros pensadores, ficando conhecido como Marxismo.

Quem foi Karl Marx

Suas ideias, porém, se refletiram na vida de bilhões durante o século 20. Poucos pensadores exerceram influencia política tão clara quanto Marx. Certamente, nenhum foi discutido com tanta paixão – mesmo por leigos. Um pouco disso se deve à missão que Marx julgava ter, hoje estampada em sua lápide “Os filósofos apenas interpretam o mundo de várias formas. A questão, no entanto, é mudar o mundo”.

Em o Manifesto do Partido Comunista de 1848, conclamava os trabalhadores a se levantar contra a classe dominante, e se afinou com o sentimento da época. Após o Manifesto, no mesmo ano, várias revoluções sociais eclodiriam na Europa. Quase todas foram esmagadas, mas ajudaram a pavimentar o caminho para reformas socais. Marx diagnosticou que as mudanças históricas resultam do conflito entre a classe dominante e a dominada. Em sua época, tal antagonismo seria entre a “burguesia”(dona dos meios de produção) e o “proletariado” (que, sem os equipamentos e o dinheiro para produzir,precisa vender sua mão de obra para sobreviver)

No pensamento marxista, o capitalismo geraria crises cíclicas que elevariam a pobreza, pois dela se alimentava. Marx acreditava que precisamente isso seria a ruína do sistema: o desenvolvimento aumentava o número de explorados, que por fim se uniriam pela revolução. A consequência seria uma sociedade sem classes, na qual os meios de produção se tornariam propriedade comum.

Quem foi Karl Marx

Para seus críticos,não há dúvidas de que Marx fracassou. A maioria dos países que tentou seguir a doutrina viu seus governos derrubados, como a União Soviética e as nações vizinhas, ou teve de mudar sua economia, como a China. Em nenhum lugar foi possível concluir a transição prevista por Marx, quando o socialismo orientado por um grupo de líderes revolucionários daria lugar ao comunismo, em que a própria ideia de Estado seria obsoleta.

Os admiradores de Marx sustentam que, apesar dos muitos equívocos, algumas de suas análises foram precisas e seguem atuais. No Manifesto, por exemplo, ele havia apontado que a sociedade capitalista mudaria o formato familiar vigente até o século 19. Em 1988, o historiador inglês Eric Hobsbawn escreveu “Nos países ocidentais avançados, hoje quase metade das crianças é gerada ou educada por mães solteiras”.

Karl Marx morreu pobre, esquecido e sem pátria: exilado em Londres, foi velado por apenas 11 pessoas incluindo o coveiro. Suas ideias, porém, refletiram bilhões…

 

Leia nossa indicação e post “Filosofia: 30 Textos que você deve ler”

Siga nosso insta @PensarBemViverBem





Deixe seu comentário