Mario Sergio Cortella e um de seus excelentes textos sobre “Quem ensina quem?”.
Quem ensina quem? Isso nos lembra Paulo Freire, o maior dos nossos educadores, aquele que foi escolhido em 2012 como o patrono da educação brasileira. Muita gente talvez não saiba, mas ele é o brasileiro com o maior número de títulos de doutorado honoris causa da nossa história. Paulo Freire tem 36 títulos de doutorado ainda em vida (por Harvard, Princeton, Cambridge, Oxford etc.) e mais cinco post mortem.
Sabemos que Paulo Freire contribuiu imensamente para a educação no Brasil e no mundo, com dezenas de traduções de seu livro mais famoso, Pedagogia do oprimido. Nesse libro há um subtítulo interno, que denomina um dos capítulos, e que nem sempre é bem-compreendido.
Ele escreveu: “Ninguém educa ninguém, ninguém se educa sozinho, as pessoas se educam reciprocamente, mediatizadas pelo mundo”.
Claro que ele não queria dizer que ninguém educa ninguém, porque isso significaria dizer que a educação é impossível. Ele quis dizer “ninguém educa ninguém”, no sentido de alguém só educa outra pessoa e não é por ela educado. Nós nos educamos reciprocamente, ou seja, ninguém se educa sozinho, independentemente da idade, da posição, do lugar que ocupa em uma sociedade.
A educação não é algo que tem mão única; pelo contrário, a educação é sempre uma atividade de mão dupla.
Pais educam seus filhos, mas são também por eles educados.
Mario Sergio Cortella
Compre o Livro “Pensar Bem nos Faz Bem Vol.1” do filósofo Mario Sergio Cortella.
Mario Sergio Cortella é um filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro mais conhecido por divulgar questões sociais ligadas à filosofia na sociedade contemporânea.
Outros Livros do filósofo Mario Sergio Cortella: