Ícone do site Pensar Bem Viver Bem

Quando procurar uma psicoterapia?

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde, enfrentamos um déficit na questão de tratamento de saúde mental. Ao mesmo tempo, muitas das condições de transtornos mentais podem ser tratadas de forma eficaz. Embora menos, ainda há estigmas que cercam a saúde mental, porém mais pessoas reconheceram o valor da terapia moderna. 

A psicoterapia pode ajudar os indivíduos a superar a dores do passado. Outro ponto positivo é o auxílio em desenvolver estratégias de enfrentamento para o futuro. Além disso, pode ajudar uma pessoa a definir seus objetivos, esclarecendo quem ela é e o que deseja da vida. 

As pessoas que fazem terapia conhecer melhor seus comportamentos, emoções e questionamentos pessoais em um lugar seguro. E claro, um profissional habilitado de saúde mental pode fornecer uma nova perspectiva sobre suas angústias pessoais. Deste modo, eles podem dar às pessoas uma melhor compreensão de suas próprias emoções, ensinar habilidades de comunicação, promover a autoestima e auxiliar os relacionamentos.

Ajuda na depressão

Atualmente, a depressão é uma das condições de saúde mental mais comuns no mundo. É mais do que tristeza ou um período de luto por diversos motivos que tangem o ser humano. A depressão geralmente envolve alterações no sono, no apetite, sentimentos de culpa. Ainda, apatia, choro constante e mudanças no humor.

O tratamento para a depressão depende da confiança e do apoio emocional. Um psicólogo ou psiquiatra podem oferecer acolhimento e escuta para o alívio deste sofrimento. Lembre-se que apenas um médico pode receitar medicação adequada para cada caso.

Ajuda na ansiedade

Nos dias atuais, a ansiedade é a condição observada em diversas faixas etárias, sendo um sintoma contínuo e crônico. Pessoas com ansiedade ficam no limite na maior parte do tempo, esperando que algo ruim aconteça. Muitas das vezes não indícios ou evidências para esse medo, o que pode causar complicações sociais. 

A psicoterapia pode ajudar as pessoas com ansiedade a recuperarem o controle da vida. Uma pessoa pode fornecer contexto para suas emoções, identificando as causas não aparentes. Em vez de ficarem paralisados ​​de medo, eles podem compreender suas emoções. Ou seja, aceitá-las e fazer um progresso real em direção a seus objetivos.

Ajuda com compulsões

As compulsões são comportamentos repetidos que os indivíduos sentem que devem praticar ou não conseguem parar de fazê-lo. Um profissional de saúde mental ajuda pessoas com essas condições a examinar seus comportamentos. Eles revelam os padrões de pensamento negativos e oferecem alternativas produtivas para quebrar este ciclo. 

Ajuda com relacionamentos

A terapia também pode ajudar as pessoas a melhorar seus relacionamentos afetivos e profissionais. Os profissionais de saúde mental se concentram em ajudar as pessoas a abrirem linhas de comunicação umas com as outras, com a finalidade de obter uma visão sobre os problemas que surgem. Isto é, podem usar a terapia preventivamente quando sabem que há problemas no horizonte. 

Você merece ser feliz

Enfim a psicoterapia pode ajudar as pessoas a lidar com diferentes experiências. Qualquer pessoa pode se beneficiar da terapia, seja para definir metas de vida ou estabelecer relacionamentos saudáveis. Em resumo, você não precisa estar em uma crise debilitante para obter suporte. 

Quando as pessoas estão atentas à sua saúde mental, podem evitar que suas preocupações se transformem em um problema maior. Em outras palavras, a terapia alivia os sintomas e restaura a qualidade de vida.  Além disso, é de grande ajuda para que as pessoas aprendam a ter mais confiança em si. 

Se tiver alguma aflição, busque um psicólogo ou psiquiatra para seu tratamento. Ninguém precisa sofrer sozinho.

Sair da versão mobile