QUANDO O CORAÇÃO SE DESPEDAÇA

QUANDO O CORAÇÃO SE DESPEDAÇA

       O coração despedaçado pode sim ser consertado, afinal ele não se despedaça literalmente, é só uma forma de linguagem que usamos quando temos uma decepção amorosa e ficamos muito triste com isso, o que é mais normal, ou essa decepção é com algum amigo que pisa na bola com a gente.

      Quando se coloca muita expectativa em um relacionamento e ele não é o que esperamos ou sofremos por conta da outra pessoa não corresponder a essa expectativa, então tudo se acaba e começa o sofrimento decorrente desse fim. Uma tragédia para quem não consegue segurar a onda de amar demais. Por isso é importante não colocar suas expectativas no outro, cujo controle não é seu, e nem tentar ter o controle da outra pessoa, pois isso também leva ao despedaçamento do coração quando não dá certo, o ideal é você se concentrar mais em você, na sua felicidade e dar liberdade ao outro envolvido na relação, o amor é liberdade e não prisão, para dar liga precisa que os dois estejam felizes na relação.

      O primeiro passo é você se amar mais, melhorar sua autoestima e não se apoiar em nada e nem em ninguém sobre o que ou quem não tem controle, saiba que você controla apenas suas atitudes e o que sente, não consegue controlar mais ninguém ou os acontecimentos externos a você. É a tentativa de controlar o que você não consegue que te leva ao desespero de ter seu coração partido. É sua pouca autoestima que faz você se rebaixar à outra pessoa, seja da forma como for, e a partir daí seu coração começa a se despedaçar. Antes de mais nada é preciso que se ame de verdade. É importante nos amar em primeiro lugar para só depois conseguirmos transbordar esse amor, fora isso, se sua autoestima for baixa, se seu amor-próprio for nulo, sua vida amorosa e sentimental vira um verdadeiro caos e acontece de seu coração estar sempre em pedaços.

      Algumas pessoas sabem se aproveitar muito bem dessas fraquezas dos parceiros em suas relações e se aproveitam dessas pessoas de várias formas, uma delas, um clássico das delegacias de polícia, é a financeira, muitos golpes são aplicados por conta da fragilidade de sentimentos do parceiro, que por medo de “perder” a outra pessoa se sujeita a “emprestar” seu dinheiro, o cartão de crédito e até a senha do banco, caso contrário não poderá mais ver o seu amor. Isso não é amor, além de crime, chega a ser doentio, a vítima precisa ser tratada, talvez com uma boa terapia. Não se deixe levar por pessoas que colocam qualquer coisa como condição ao amor, pois o amor verdadeiro é incondicional, não se preocupa se o parceiro é rico ou pobre, se é branco ou preto, é apenas amor e mais nada, não tem cara e nem conta bancária, não é cotado financeiramente na bolsa dos sentimentos, tem outro sentido, faz bem a quem sente.

      Quando amar não faz bem, causa estresse, ansiedade ou qualquer outro sentimento negativo, acredite, isso não é amor, porque o amor é positivo, fortalece quem o sente e dá forças para seguir em frente. Amar é estar junto com a pessoa, mas esse estar junto não quer dizer ser submisso ao outro, quer dizer apoiar um ao outro, é estar no mesmo plano, ter os mesmos objetivos enquanto casal, é a construção de um só através de duas pessoas. O amor de verdade renova e acalma quem o sente, faz a pessoa se cuidar e cuidar da pessoa amada, traz felicidade e não tristeza. É comum até vermos pessoas que dizem que amam prejudicando a vida do outro por ciúmes ou desejo de controlar a vida que não lhe pertence, afinal ninguém pertence a ninguém, pertencemos a nós mesmos, a nossas escolhas de vida, aliás quem se deixa controlar pelo outro escolheu esse caminho, de ser capacho e isso não é amor, pode ser chamado de qualquer outra coisa, dependência, fraqueza, baixa autoestima, falta de amor-próprio e uma infinidade de coisas, mas de amor nunca.

      Cuide-se, relacionamentos podem terminar por vários motivos, não deixe que o fim de um relacionamento te coloque para baixo mais do que o tempo necessário para digerir o seu fim. Claro que o coração fica em pedaços, mas tudo tem um limite e a cura está em um novo relacionamento ou em deixar a vida fluir, é normal, se não deu certo com uma pessoa, procura outra e segue em frente. Quem nunca sofreu por um amor não correspondido, ou por uma relação que se acabou? Sim, há um tempo de luto dessa ruptura, mas depois há também a recuperação, que para uns dura mais tempo e para outros menos tempo, mas que precisa acabar, e isso acaba, sim, mas algumas pessoas dão um peso muito maior a essa fase, pensam em um monte de besteiras que não ajudam em nada, fora que alguns amigos da onça ainda atiçam mais lenha nesse fogo.

      Corações se partem aos montes por aí, você já pensou que nesse momento pode ter alguém com o coração em pedaços por sua causa? Por que não? Há pessoas que podem gostar de você enquanto você gosta e se humilha para outras pessoas e não vê quem está do seu lado, então olhe com bastante atenção à sua volta, o que você procura pode estar bem mais perto do que você pensa, talvez nem não precise ir tão longe ou sofrer tanto, se dê uma oportunidade, observe seus amigos próximos entre eles pode estar o verdadeiro amor de sua vida, quantos casais se formaram assim? Pessoas que deixaram falar mais alto o coração, que se dispuseram a olhar bem para perto e assim viver seu grande amor, encontrar a “alma gêmea”, sua metade da laranja e foram felizes para sempre, sabendo que o para sempre também pode ser por um tempo determinado, mas que vivido intensamente deixa essa sensação.

      A vida é cheia de possibilidades, tanto para o amor, quanto para amizades, você pode até escolher de quem vai ser amigo, talvez até escolha a quem amar, dizem que o amor não bate ele arromba as portas por onde passa, mas acho que isso é para justificativa para determinados arroubos amorosos, eu acredito ser possível escolher amar ou não uma pessoa, assim como escolher ser ou não ser amigo de uma pessoa, para isso é preciso ter bons filtros de sentimentos e entender que amar é diferente de se sentir atraído pelo outro, no mais, o importante é ser feliz e não deixar que ninguém te faça ficar de joelhos a não ser que você esteja pedindo em casamento a pessoa amada.

Deixe seu comentário