Quadrinhos-A piada mortal e o Espelhamento do reflexo de si

Quadrinhos-A piada mortal e o Espelhamento do reflexo de si

A Piada Mortal  (The Killing Joke ) de Alan Moore é sem dúvida uma das melhores HQs já lançadas do Batman,e hoje venho aqui para apresentar minha teoria. Existem várias teorias sobre a Piada Mortal, escritores e fãs do Batman apresentaram suas versões, hoje vou falar minha interpretação sobre essa incrível obra .Espero que vocês gostem .

Resenha : Aline de Alencar Rosa :

Quando li a HQ percebi que havia muitos quadrantes do Coringa vendo o seu reflexo, e não foram poucos, tenho a impressão que Alan Moore nos quis pegar uma peça sobre a piada mortal. 

 Minha teoria se baseia na imagem abaixo:Vejam os dois Coringas:e leiam a piada descrita.

Vejam abaixo Piada contada: Coringa após perder a batalha para o Batman e entender que ele não comprovou sua teoria contou a seguinte piada .

“Escute só … tinha dois caras no hospício …

Numa noite eles decidiram que não queriam viver lá…

E resolveram escapar pra nunca mais voltar

Aí eles foram até a cobertura do lugar e viram ao lado , o telhado de um outro prédio apontando para a lua …

Apontando para a LIBERDADE.

Então um dos sujeitos saltou sem problemas pro outro telhado,mas o outro amigo dele se ACOVARDOU…

É ele tinha medo de CAIR.

Aí o primeiro cara teve uma idéia.

Ei! Eu estou com minha LANTERNA aqui vou acende-la sobre os vãos dos prédios e você atravessa pelo FACHO DE LUZ!

Mas o outro sacudiu a cabeça… E disse…O que acha que eu SOU? LOUCO?!. E se você apagar a luz quando eu estiver no meio do caminho ?

MINHA TEORIA DO ESPELHAMENTO DO REFLEXO DE SI.

Em minha opinião acho que os dois amigos no hospício não são o Batman e o Coringa, como (Grant Morrison) afirma em sua teoria, para mim os dois amigos no hospício são o JOKER LOUCO  e o JOKER antes de ter sua sanidade afetada, antes de enlouquecer.

Geralmente quando um indivíduo está em um hospício em isolamento mesmo ele  sendo um louco, gerar em sua mente um amigo inexistente  é algo fácil de acontecer.Mas no caso do Coringa não seria bem um amigo com ele no hospício e sim  seria ele mesmo com a mente sã, um reflexo de si visto de outra forma.

(Em vários momentos podemos ver nas imagens o Coringa se vendo em algum reflexo seu e fazendo perguntas para si mesmo).

Dois reflexos do Coringa de si mesmo. Um sendo o louco e o outro com a sanidade intacta. Mas na minha visão ambos queriam sair daquele hospício que para mim era a própria mente dele… (problemas acumulados). Ambos  querem ser libertos, conforme é dito na piada.

Escute só … tinha dois caras no hospício …

Numa noite eles decidiram que não queriam viver lá…

E resolveram escapar pra nunca mais voltar”

“Apontando para a LIBERDADE”  

Dois espelhamentos em um mesmo ser humano, na HQ é mostrado dois tipos Coringa. Na piada é falado sobre dois tipos de loucos no hospício .Os dois loucos queriam a liberdade, é aí que entra o espelhamento.

1° liberdade do Coringa com a sanidade boa, seria  quando ele era um pai de família que precisava de dinheiro para sustentar sua esposa grávida .Liberdade financeira para ser um feliz comediante sem ter que se preocupar com as dívidas e aluguéis acumulados, dar uma vida confortável para seu filho que nasceria dentre alguns meses.

Em opinião dentro da piada  é este coringa que pula de um prédio para outro conforme é dito na piada .Esse Coringa que pulou pois e este que pula para dentro do tanque com produto químico ao ver o Batman.

2° liberdade do Coringa LOUCO.  Ele precisava ser liberto da dúvida. A pergunta que perturba a sua mente “Seria somente ele que após um dia ruim enlouqueceria?” Então é a partir desta dúvida que ele decidiu provar que não seria somente ele a cair na loucura usando o Comissário Gordon como cobaia  em sua insano plano.

Em minha visão é este Coringa Louco que fica para traz e se nega a pular o prédio, um louco sempre nega a sua loucura, o cara da piada se negava a ser louco e pular, e outra coisa na própria HQ menciona o Coringa falando as seguintes palavras: “Se eu for ter um passado,prefiro que seja múltipla escolha.”Ser louco para ele se tornou conveniente , é mais fácil criar vários passados do que aceitar a sua triste realidade, da mesma forma que é conveniente para o cara da piada não se arriscar em pular o prédio.  

Na teoria do espalhamento e reflexo de si pode ser vista na filosofia de inúmeras maneiras, aqui ela se aplica da seguinte forma:

“As pessoas só nos devolvem refletida a forma como nós somos.”-Laurent Gounelle.

“A projeção psicológica começa a atuar durante experiências que nos trazem algum tipo de conflito emocional, ou nos momentos em que nos sentimentos ameaçados, tanto interiormente quando exteriormente. Quando nossa mente entende que existe uma ameaça para nossa integridade tanto física quanto emocional, esta emite um sinal de rejeição para o exterior, projetando essas características e atribuindo as mesmas a um objeto ou sujeito externo que não nós mesmos. Assim, aparentemente colocamos a ameaça fora de nós. As projeções acontecem tanto com as experiências negativas como com as experiências positivas. Nossa realidade é colocada para fora sem filtro no mundo exterior, construindo a verdade com nossas próprias características pessoais.”

 Na página abaixo podemos ver o quanto que ele estava desesperado!

Li a HQ inúmeras vezes e acho que o Coringa sem ter o controle da situação caiu na lei do espelho, ele sendo louco ou são ele se projetou de inúmeras formas.

Muitas imagens são mostradas na HQ o reflexo do Coringa :

Nesta imagem abaixo o Coringa está são, mas ele está preso ao problema de não ter dinheiro.

Nesta outra abaixo é o Coringa Louco, pensando sobre o problema, a questão  crucial de sua vida: “Seria somente ele a enlouquecer em um dia Ruim .?”

“Ser consciente daquilo que projetamos nos outros nos permite descobrir como somos de verdade. Quando adquirimos o conhecimento desse mecanismo mental é fácil recuperar o controle sobre o que está acontecendo em nosso interior para que possamos fazer uso disso e trabalhar os aspectos que estão presentes em nós mas que não desejamos manter, ou que queremos transformar de algum modo.”

Não podemos negar a genialidade de Alan Moore ao escrever a Piada Mortal ele usou de paixão e inteligência literária para escrever  os diálogos, ela está entre minhas HQs favoritas, não sei se minha teoria convenceu vocês, será que eu Aline  também enlouquecendo? Ou fazendo um espelhamento de mim mesmas? Só sei que é muita loucura em uma HQ só !

Leia nossa indicação e post “É possível chegar a perfeição do ser humano?”

Siga nosso insta @PensarBemViverBem





Deixe seu comentário