O psicólogo é formado em psicologia e caso siga na área clínica, realiza psicoterapia de acordo com a abordagem dele.
O psiquiatra é formado em medicina e se especializa em psiquiatria, podendo ministrar medicamentos porém não podendo realizar psicoterapia.
O termo “terapia” pode ser utilizado por qualquer pessoa. Uma cartomante pode se auto intitular “terapeuta espiritual”. Mas o termo “psicoterapia” só pode ser utilizado e exercido por psicólogos. E acreditem, há diferença!
É comum que o psiquiatra medique para melhorar os sintomas, enquanto o psicólogo auxilia o paciente a atravessar e entender todo o processo. Sendo assim aos poucos, precisando de dosagens menores.
Costumo dizer que o bom psicólogo sabe indicar o paciente para o psiquiatra e o bom psiquiatra sabe indicar para o psicólogo. O ideal é que quando um paciente faça tratamento com ambos profissionais, eles estejam em contato, acompanhando o aumento ou diminuição da dosagem do remédio, pontuando questões que podem ajudar no atendimento dos dois, realizando um trabalho eficaz através da multidisciplinaridade visando a melhora desse paciente.
Não tenha vergonha de ir ou precisar iniciar o acompanhamento com ambos profissionais. Se qualquer parte do corpo pode ficar doente, por que relutamos tanto quando o adoecimento é psíquico?
Procure ajuda. Cuide da sua saúde mental.
Leia nossa indicação e post “É possível chegar a perfeição do ser humano?”
Siga nosso insta @PensarBemViverBem