Ícone do site Pensar Bem Viver Bem

PROPÓSITO DE VIDA: COMO O SEU QUERER IMPULSIONA E ABRAÇA O MUNDO

Hoje em dia, com acesso maior às informações, a correria da semana, em que temos que nos equilibrar diante de inúmeras demandas, pode acontecer de perdermos o contato com nós mesmos.

Ao perder o contato conosco, podemos sentir frustração, como se algo estivesse sendo perdido e que o tempo é reduzido para nos incluirmos.

Mas ao nos excluirmos um pouco a cada vez, maiores serão os anseios, esta sensação de desorganização, em que parece que algo está fora do lugar.

Então lhe pergunto: você tem se direcionado de acordo com o seu propósito de vida?

O propósito é como um motor interno, que nos faz distinguir entre as opções que a vida nos traz.

O conto Alice no País das Maravilhas, nos permite refletir sobre o direcionamento.

Os famosos diálogos apontam uma grande verdade, da qual não devemos fugir e nem adiar a reflexão.

Alice questionou o gato sobre qual caminho deveria seguir, o qual responde que se ela não sabe, qualquer caminho serve.

QUAL O SEU PROPÓSITO?

Será que se deixar levar, apenas executando tarefas e obrigações, é o suficiente? Ou devemos nos atentar aos nossos objetivos pessoais, intransferíveis, que tem a capacidade de lhe fazer sentir que o caminho é o que realmente deseja percorrer?

Pare neste momento e reflita, com sinceridade, qual é o seu propósito?

O que tem feito, planejado e executado que dá direção ao seu propósito?

Quando não há um propósito, entramos no automatismo, e aceitamos simplesmente tudo que a vida nos trouxer, sem de fato escolhermos a direção.

No diálogo com a lagarta, Alice destaca que não sabe quem é, embora soubesse na manhã daquele dia. É o autoconhecimento que alcançamos, quando percorremos que ao sairmos de nossa zona de conforto.

Ao sairmos da zona de conforto, um mundo se abre, iniciado pela atitude, ou seja, ação.

O propósito de vida acontece na ação, quando há movimento, aquilo que se semeia a cada dia, com capacidade de se transformar em algo maior.

Propósito não abrange apenas o nosso mundo, pois tem o poder de abraçar o mundo.

Quantas vezes vemos a ação do propósito mudar histórias? Inúmeras vezes.

Pela ação, um sonho em movimento, foi capaz de trazer ao mundo inúmeras descobertas. De vacinas até ao maior parque de diversões do mundo, a Disneylândia.

Assim é que de um desejo maior, como vindo de um motor interno que é vigoroso, se abre além de nós mesmos.

O QUE OBSERVAR E REFLETIR?

Quando há um propósito em movimento, a direção é mais certeira.

A impressão de apenas navegar por mar aberto, a mercê dos acontecimentos, diminui.

O que você tem a ofertar para si e para os outros? Quais são suas habilidades, desejo interno, necessidades que deseja ver acontecer? Quais os benefícios?

Cerque-se de pessoas que te apoiam, que podem somar, que podem fazer parte do seu caminho rumo ao seu propósito.

Esta capacidade de somar pode fazer com que grupos se unam pelas causas em comum, somos todos seres que buscam uma realização, em vários níveis.

Você pode encontrar, pela afinidade de valores e visão de mundo, pessoas com os mesmos propósitos. Não estamos sozinhos nas nossas jornadas, é possível unificar.

É interessante que a abertura para atingir seus propósitos, acontece e flui quando nos movimentamos, refletimos, planejamos, atuamos. Pode parecer até mágica, mas é a resposta da ação, do direcionamento. Do propósito.

Não há garantias, mas há possibilidades, meios, intenção. Nunca acontecem em vão, por mais “não” que de repente escutarmos.

Ouça um “não” refletindo, o que este “não” lhe mostra ou mostrou? Quais remanejamentos são possíveis, caso sua reflexão mostre que o caminho deve ser replanejado? Um não, não é sentença quando se tem um propósito.

Observar as respostas, se têm fundamento, também auxiliam na direção.

Não nascemos com todas as respostas, pelo contrário, exploramos as possibilidades, encaixamos com o que temos de disponível no momento, buscamos melhorias.

Sair da versão mobile