Não adianta. Todos nós em algum momento da vida, já nos comparamos com os outros. Seja na vida pessoal, profissional ou material. Ou ainda temos aquele “amigo” que adora comparar-se conosco, demonstrando sempre é claro, ser melhor do que nós em determinado ponto. Mas de fato, será que isso é o melhor a ser feito? Claro que não! Definitivamente não.
Muitas pessoas ao nosso redor, parentes e principalmente nas redes sociais adoram exibir uma vida de aparências. Muitos ostentam carrões, casa imobiliada em alto padrão, smartphones de valor astronômico, etc. Tem ainda aqueles que adoram exibir viagens e tantas outras coisas que particularmente não me acrescenta em nada. E tenho certeza que pra você também não.
Nunca se esqueça de que quem se expõe demasiadamente, não costuma mostrar os bastidores do teatro. Ir ao palco para apresentar o que tem é fácil. Difícil é mostrar os bastidores da encenação. Muitos destes que estão debaixo da luz do espetáculo, compraram o carrão com financiamento a perder de vista. Compraram o smartphone em dezenas e dezenas de prestações. A mobília da casa pode estar sendo paga no carnê. E a viagem que recebe milhares de curtidas, ainda vai ser paga juntamente a agência de viagens.
E se ao invés de compararmos com os outros, nos preocupássemos com nós mesmos? Esse é o segredo. Primeiramente olhe pra você. Isso mesmo. Olhe onde você se encontra hoje e olhe para onde quer chegar. Determine em quanto tempo pretende alcançar esse objetivo. Seja em qualquer área da sua vida. Não importa. E quando chegar o momento veja se conseguiu. Isso vale para tudo. Independentemente do resultado, compare consigo mesmo. Se errou, o que faltou. Ou talvez o que influenciou para não ter conseguido no tempo estipulado. Essa é a verdadeira e única comparação a ser feita. Se daqui a um ou cinco anos você estiver no mesmo lugar, algo deve ser mudado imediatamente, mas em você. O primeiro passo já é meio caminho andado.
Não seja pequeno mudando rotas e ou objetivos por causa da vida alheia. Seja como a formiga. Ela resiste a toda e qualquer tentação que lhe vier quando ela tem uma meta. Ela não se preocupa com os outros insetos. O caminho do outro é dele e não seu. O objetivo do próximo não lhe pertence e muita poucas vezes lhe interessa.
Pois então. Não perca tempo se comparando com o outrem. Se seu vizinho tem condições de adquirir determinado automóvel ou qualquer outro bem, agradeça a Deus junto a ele. Se seu colega foi promovido na empresa, dê-lhe os parabéns. Continue fazendo a sua parte. Vale lembrar ainda que o tempo ou a idade do outro também não lhe interessa. Cada um tem a sua vida (embora muitos gostam de vasculhar e se preocupam com a nossa). Cada um sabe o caminho que percorreu e o caminho que vai caminhar. Ninguém tem uma vida igual a do outro. O que pode ser rápido para mim pode ser demorado pra você e vice e versa.
É claro que isso vai da determinação, força e foco de cada um. Não gaste o seu precioso tempo com isso. A vida é muito curta. Se seu “amigo” insistir em comparar o carro dele com o seu, a casa, o smartphone, a idade, a faculdade, formação acadêmica, blá blá blá… não dê ouvidos! Lembre-se que não podemos escolher o que ouvimos dos outros. Mas exclusivamente podemos decidir o que queremos reter. Continue com o seu objetivo. Compare-se consigo mesmo e supere-se a cada dia! Um forte abraço!
Leia nossa indicação e post “É possível chegar a perfeição do ser humano?”
Siga nosso insta @PensarBemViverBem