Procrastinação e suas explicações com a psicologia

Procrastinação e suas explicações com a psicologia

O ser humano tem a mania(Sempre) de adiar tarefas que não tragam muito prazer, mas que existe a necessidade de serem feitas. Este tipo de adiamento é chamado de “Procrastinação”.

Procrastinação é o diferimento ou adiamento de uma ação. Para a pessoa que está a procrastinar, isso resulta em stress, sensação de culpa, perda de produtividade e vergonha em relação aos outros, por não cumprir com as suas responsabilidades e compromissos.

Embora a procrastinação seja considerada normal, torna-se um problema quando impede o funcionamento normal das ações. A procrastinação crônica pode ser um sinal de problemas psicológicos ou fisiológicos.

Procrastinação e psicologia

O ALERTA SOBRE PROCRASTINAÇÃO

Tem que se ficar alerta quanto a atitude de procrastinar, essa coisa de “depois eu faço” em excesso pode causar grandes problemas ao “procrastinador”. Na maioria dos casos de procrastinação é apontado que o “portador” não tem prazer no que realiza, faz por dinheiro, status social, ou por outra razão. Isso pode levar o “procrastinador” a acabar com seu desenvolvimento pessoal, auto confiança, capacidade de entrega de um bom trabalho é afetada e por consequência gera infelicidade.

Veja o vídeo que o canal do youtube PSICOATIVO produziu e entenda melhor a psicologia da procrastinação:

Assine o Canal PSICOATIVO(CLIQUE AQUI)

 

COMO LIDAR COM A PROCRASTINAÇÃO

Além das soluções óbvias de buscar fazer o que gosta e da importância de planejar as suas tarefas e daqueles que você precisa cuidar do comportamento, o que fazer diante da procrastinação?

Resolva o que é chato primeiro. Depois que a situação é resolvida, a mente fica mais limpa e leve para aproveitar as atividades que trazem prazer, sem o peso da preocupação. Se a tarefa é grande e laboriosa, divida ela em tarefas menores e planeje a execução com prazos definidos para conclusão de cada uma das etapas. Assim, na medida em que você vai as executando, os resultados vão aparecendo aos poucos, o que dá motivação para seguir adiante.

 

Evite tornar esta atitude em um hábito diário.

procrastinação o que é

 

Mais Artigos sobre PSICOLOGIA–> [AQUI]




Deixe seu comentário