Prevenção, antecipação

Prevenção, antecipação

A capacidade de programar-se, isto é, de projetar-se, “jetar” de jéte, em francês, ou a ideia de “jogar” em latim, a noção daquilo que se joga antes, são conceitos próximos e relacionados com o que se cria, pensa e organiza a partir de agora.

É claro que existe uma projeção, também, em relação àquilo que poderá vir como algo negativo. E, portanto, cria expectativa.

Dante alighieri (1265-1321), na parte XVII da sua obra Inferno, uma das três que compõem a Comédia, chamada com toda razão de Divina comédia, escreveu: “O mal previsto vem mais lentamente”.

Ou seja, quando nós temos a capacidade de prevenção, de antecipação, de reflexão sobre caminhos que poderão ser ruins, essa vinda será mais lenta. Toda vez em que há falta de prevenção, quando não há previdência, fica muito difícil impedir a vinda imediata daquilo que é um mal, um equívoco, algo que nos vitime. Afinal de contas, se for inesperado, perde exatamente a capacidade de ser evitado ou da criação de salvaguardas.

Isso, que pareceria uma obviedade, é um pensamento bastante profundo. Não é casual que Dante tenha colocado essa condição em um dos seus trechos que trata do inferno.

Não é equivocado.

 

Texto escrito pelo…

Mario Sergio Cortella

 

Compre o Livro “Pensar Bem nos Faz Bem Vol” do filósofo Mario Sergio Cortella.

 

Mario Sergio Cortella é um filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro mais conhecido por divulgar questões sociais ligadas à filosofia na sociedade contemporânea.

Outros Livros do filósofo Mario Sergio Cortella:

 

Deixe seu comentário