Mario Sergio Cortella e um de seus excelentes textos sobre “Posteridade”.
Os pósteros são os que virão depois de nós, que somos os anteriores em relação às próximas gerações. Foi tradição na história da humanidade que as gerações anteriores cuidassem do mundo e da vida para que as que viessem na sequência não perecessem, isto é, não tivessem dificuldades de meios de sobrevivência. Nos últimos 30 anos, no entanto, nós estamos produzindo algo muito perigoso.
Nós não estamos dando conta de cuidar das condições para os posteriores, para as novas gerações. Estamos esgotando parte dos recursos naturais, retirando a condição de convivência, mais intensamente nas grandes cidades. Estamos diminuindo a oferta de ambiente que nos seja favorável; ao mesmo tempo, alguns valores da convivência sadia e gostosa estão sendo fraturados. Repita-se: estamos construindo algo muito perigoso. A geração adulta retira parte da condição de sobrevivência das que virão, em vez de cuidar, transmitir, ser capaz de guardar aquilo que servirá para os posteriores.
Gastamos por antecipação, fazemos um saque antecipado do futuro, como se saca o dinheiro em algum lugar. Essa é uma questão que deve ser pensada tanto pelos pósteros e por nós, os anteriores.
Temos de pensar nisso para cuidar. Posteridade é importante demais.
Mario Sergio Cortella
Compre o Livro “Pensar Bem nos Faz Bem Vol” do filósofo Mario Sergio Cortella.
Mario Sergio Cortella é um filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro mais conhecido por divulgar questões sociais ligadas à filosofia na sociedade contemporânea.
Outros Livros do filósofo Mario Sergio Cortella: