Positividade no ambiente de trabalho

Positividade no ambiente de trabalho

Positividade no trabalho: algo fundamental! Às vezes, esse tipo de local de trabalho pode ser chamado de “tóxico”. No entanto, não concordo necessariamente com esse termo específico em algumas situações.

Você provavelmente já vivenciou momentos em um ambiente de trabalho prejudicial e negativo. Sabe do que eu estou falando? Queixas constantes, reclamações crônicas, fofocas, atitudes negativas, conflitos e críticas constantes…

A palavra “tóxico”, para mim, indica um ambiente de trabalho que não é e nem pode se tornar saudável, como um veneno que você não pode controlar.

Com uma substância tóxica real, não há nada que você possa fazer para torná-la “não-tóxica”. Mas um local de trabalho não é sempre e necessariamente tóxico, pois existem estratégias que você pode implementar que podem melhorá-lo.

Você tem a oportunidade de influenciar uma cultura positiva em seu local de trabalho, lembrando-se de algumas dicas que vou dar neste artigo logo abaixo. Confira!

Seguem as dicas para implantar positividade no ambiente de trabalho:

1. Assuma sempre o melhor com positividade

A primeira peça-chave para criar um ambiente de trabalho positivo é assumir tudo com boa vontade. Se algo negativo acontecer no seu local de trabalho, em vez de assumir logo o pior, assuma o melhor dos outros.

Se envolver as ações ou palavras de um cliente ou colega de trabalho, suponha que a pessoa envolvida seja genuinamente uma boa pessoa com boas intenções. Talvez eles estejam apenas tendo um dia ruim. Talvez eles estejam lidando com coisas sobre as quais você não sabe nada.

Se a situação negativa envolver uma decisão tomada pela gerência, com a qual você não concorda, suponha que seu gerente tenha tomado essa decisão com boas intenções. É provável que haja informações em segundo plano na tomada de decisões que você não tenha conhecimento.

Seus gerentes geralmente têm uma imagem maior em mente que você não conhece. Às vezes, as decisões tomadas pelos gerentes não são realmente deles decisões, mas foram mandadas por seus superiores.

Espere que os superiores expliquem os porquês de uma mudança ou decisão, pois entender motivos ajuda as pessoas a aceitar as mudanças.

2. Seja generoso (a) com os elogios, espalhe positividade

Observe as coisas boas que seus colegas de trabalho fazem. Seja rápido (a) em elogiar os outros por seu trabalho. Observe esforço, rigor, boas atitudes, bom trabalho em equipe e qualquer outra coisa que contribua para o bom atendimento e andamento do trabalho.

Distribua elogios diretamente à pessoa envolvida, mas também fale positivamente de seus colegas de trabalho com outros membros de sua equipe e com a gerência. O triste é que esse tipo de feedback positivo pode ser uma raridade e, inicialmente, pode gerar algumas sobrancelhas levantadas.

Inicialmente, as pessoas podem não te levar a sério e confundir seus elogios com sarcasmo. Mesmo assim, esses tipos de interação certamente ajudam a criar um ambiente de trabalho positivo!

3. Sorria e divirta-se! Mantenha a positividade

Andar por aí com o rosto carrancudo o dia todo só piora ainda mais o local de trabalho. Sorria ao longo do dia e o sorriso se espalhará. Pense em coisas boas da sua vida, ou algo engraçado que aconteceu com você no caminho para o trabalho, ou uma história que você ouviu, ou algo que normalmente te faz sorrir.

Se quiser, compartilhe uma história engraçada com seus colegas de trabalho, se e quando for apropriado. Infundir um pouco de risada no seu dia vai aliviar o clima e tornar seu local de trabalho mais positivo e agradável.

Algumas dessas estratégias podem parecer não-mentais, mas o segredo para mudar a cultura do local de trabalho é usar essas técnicas de forma consistente. Com o tempo, você começará a impedir a negatividade de sugar a alma, para poder se concentrar em fazer o seu trabalho e realmente desfrutá-lo!

4. Não reclame sem motivos

Se forem tomadas decisões no seu local de trabalho com as quais você não concorda, ou algo que você não goste acontecer, evite reclamar demais. Em vez disso, aborde a questão com curiosidade e com o desejo de resolver o problema.

Reclamar com seus colegas de trabalho sobre a situação não ajuda em nada se esses colegas de trabalho não tiverem o poder de alterar ou corrigir o problema. Esse tipo de comportamento desagradável é contagioso e leva a mais negatividade.

A melhor saída e identificar o real problema, encontra uma solução possível e levá-la adiante para as pessoas que realmente possam resolvê-lo. Às vezes, descrevendo claramente suas preocupações, os motivos e as possíveis soluções resultarão em mudanças positivas.

5. Não fale negativamente sobre os outros

Não é preciso nem dizer, mas falar mal de seus colegas de trabalho não é legal. Isso vale também para fofocas. Esse comportamento não profissional promove a negatividade no local de trabalho e leva à quebra de confiança dentro de uma equipe e mina toda a positividade.

Quando as pessoas sabem que você está falando mal dos outros, elas se perguntam o que você está dizendo sobre elas quando elas não estão por perto.

Se as pessoas ao seu redor estiverem tentando envolver você em conversas negativas sobre os outros, afaste-se da situação. Se você não conseguir se afastar da situação, diga aos instigadores que não deseja falar mal dos outros.

Espere que isso termine a conversa. Da mesma forma, se você disser apenas coisas positivas sobre a pessoa que está sendo atacada, isso também deve enviar a mesma mensagem – de que você não está preparado para participar desse tipo de conversa negativa.

Então aí está! Seu objetivo no trabalho é retratar uma imagem profissional positiva. Ser um solucionador de problemas é melhor do que ser um reclamante. A consistência nessas áreas inspirará outras pessoas a fazer o mesmo através do seu exemplo. É assim que você muda a cultura do local de trabalho!

Ideais finais sobre positividade no trabalho

Recapitulando as coisas que você pode implementar em seu local de trabalho para ajudar a criar um ambiente de trabalho positivo, essas estratégias incluem assumir o melhor dos outros, falar muito bem com e sobre seus colegas de trabalho, ter uma disposição feliz durante o trabalho, evitar reclamar sem motivos reais e não falar negativamente sobre os outros.

No princípio, essas medidas podem ser difíceis de implementar, mas aos poucos, com prática e consistência, tudo vai se tornando mais fácil.

Trabalhar em um ambiente prazeroso e ser parte da razão pela qual seu ambiente de trabalho se torna prazeroso é uma das melhores coisas que você pode fazer por si mesmo (a) enquanto profissional e enquanto ser humano.

Passamos boa parte de nossas vidas no local de trabalho e, fazer com que ele seja mais agradável pode ser um dos fatores preponderantes na melhoria da sua qualidade de vida e também das outras pessoas com quem você convive.

Leia nossa indicação e post “É possível chegar a perfeição do ser humano?”

Siga nosso insta @PensarBemViverBem





Deixe seu comentário