Quando você ajuda os outros, você também ajuda a si mesmo! O voluntariado reúne a comunidade para ajudar os menos favorecidos; E também ajuda a melhorar a qualidade de vida de todos. Então, é uma forma gratificante de ajudar sua comunidade. Os especialistas em saúde também descobriram que ele traz muitos benefícios à saúde física e mental
Constrói autoestima
O voluntariado força você a sair de sua zona de conforto. Assim, quer seja conhecer e trabalhar com novas pessoas ou dominar uma nova habilidade, o voluntariado força você a crescer como pessoa. Ou seja, se oferecer como voluntárias tendem a ter maior autoestima, bem-estar psicológico e felicidade”.
Reduz o estresse
A vida moderna pode nos deixar ansiosos e sobrecarregados com o cotidiano. Quando você se oferece como voluntário, analisa seus próprios problemas e se dispõe a ajudar outra pessoa com os deles. Com o aumento da interação social, trabalho significativo e um pouco de exercícios, seus níveis de estresse certamente diminuirão.
Cria um senso de propósito
Os filósofos não são os únicos que procuram um sentido de propósito na vida. Sem dúvida, muitas pessoas lutam para definir do que se trata sua vida. “Estou retribuindo ao mundo?” “Estou gastando meu tempo de forma egoísta?” Perguntas como essas incomodam muitos de nós. O voluntariado lhe dá a oportunidade de encontrar uma causa com a qual você se identifica. E, de fato, o ajuda a encontrar a motivação para realizá-la.
Suporte social
Uma pessoa pode fazer a diferença e toda uma comunidade pode mudar o mundo. A maioria das organizações de voluntários reúne o esforço coletivo de uma equipe inteira. Por isso, promove conexões estreitas e cria laços entre os voluntários. Desta forma, o voluntariado ajuda a criar uma conexão social que diminui a depressão e a solidão.
Saúde cardiovascular
Um estudo publicado pela American Psychological Association (APA) identificou ligação entre o voluntariado e a diminuição do risco de hipertensão entre adultos . De acordo com a pesquisa, adultos que haviam se voluntariado no decorrer de um ano eram menos propensos a desenvolver hipertensão. Embora o estudo não tenha conseguido identificar a ligação, ele sugere níveis mais altos de atividade física e melhor saúde mental como possíveis explicações.
Taxas de mortalidade mais baixas
A melhoria da saúde integral é um dos benefícios comprovados do voluntariado, reduzindo as taxas de mortalidade! Assim, aqueles que davam apoio social a outras pessoas tem taxas mais baixas do que as pessoas que não eram voluntárias.
Promove viagens
O voluntariado fortalece vínculos. Provavelmente, você encontra uma grande causa no mesmo bairro em que mora. No entanto, e se você quiser salvar animais ou realizar caridade em outro estado ou país? Oportunidades globais atraem pessoas conscientes em ajudar em uma causa. Ademais, há vários grupos sérios realizando trabalho voluntário em outros lugares que podem trazer novas viagens, novos amigos. E claro, agregar cultura!
Faz-te feliz
Pense na última vez em que você foi inegavelmente feliz. Quando você sentiu uma sensação de contentamento e positividade que não poderia ser confundida com outra coisa? Talvez você tenha sentido isso logo após um treino em um belo dia ou durante uma refeição com amigos e familiares. Certamente, o que você sentiu é chamado de “efeito felicidade” e é reconhecido por quem pratica o bem!
Contudo, não se esqueça! O voluntariado melhora a qualidade de vida, mas tente não cair na tentação de demonstrar seus atos de caridade nas redes sociais. Lembre-se: o anonimato engrandece a alma! Assim, você recebe e distribui carinho. E cada vez mais, você melhora sua sa!