Boa parte da população brasileira não tem o costume de ler assiduamente,ou seja,pouco se lê.
Vivemos uma modernidade líquida. Em um mundo dinâmico, cheio de tecnologias e globalizado, as pessoas dificilmente arrumam um tempo para a leitura, e muitos a consideram um ofício chato,desimportante e sem peso.
Mais do que apresentar as causas do mau hábito de leitura no país, é preciso procurar reverter esse cenário.Os alunos não leem por que não conseguem tempo ou por que estão abandonando os livros e se apegando a recursos tecnológicos?
A importância da estimulação intelectual tem sido comprovada constantemente.A leitura possui um papel crucial no conhecimento de qualquer indivíduo.
Por meio do hábito da leitura, o homem se torna consciente das suas necessidades,se auto-educa,se transforma e transforma também o mundo.O aumento do número de leitores significa o acesso às informações mais objetivas.Quem adquire a competência leitora,passa a ser mais crítico da realidade e tenta transformar a partir do que foi conhecido,adquirido e construído durante as leituras.
Desenvolver o interesse pela leitura é um processo constante,que começa na família,passa pela escola e continua pela vida afora em diferentes espaços sociais.Não basta incentivar a ler,mas incentivar o gosto e o prazer em praticar a leitura,criando um indivíduo crítico-reflexivo,pronto para transformar a sociedade em que vive.
Mais do que incentivar e ensinar a leitura,o professores devem mostrar ao educando que através da leitura eles podem ver o mundo por outro olhar e enxergar que tudo se transforma quanto interpretamos o mundo a nossa volta através da leitura.Assim formaremos adultos que gostam de ler,adultos críticos sobre o mundo e ricos em conhecimento.
A escola também,assim como o professor,deve fornecer e contribuir para a formação de leitores críticos e reflexivos na sociedade atual.Focar no incentivo e na importância da leitura é o que fará toda a diferença pela vida afora do sujeito,mostrando e motivando que existe mais do que “leitura obrigatória”.Desenvolvendo a competência leitora em nos alunos,será possível alcançar um país leitor,um índice satisfatório de jovens que ainda leem por prazer,mesmo imersos nesse mundo tecnológico e globalizado.
Vai um livro aí?
Leia nossa indicação e post “Pátria”
Siga nosso insta @PensarBemViverBem