Por que você deve pensar duas vezes antes de ceder ao desejo de falar mal de alguém

Por que você deve pensar duas vezes antes de ceder ao desejo de falar mal de alguém

Relatar a outras pessoas o comportamento antiético ou imoral de outras pessoas pode, de fato, ser um importante alerta. Mas se não tivermos o cuidado de conter nosso julgamento corremos o risco de sermos caluniados e recorrer no mesmo erro da maledicência. 

O motivo por trás de falar mal dos outros é de fazê-los se sentir mal, criando um ambiente de ansiedade. Se você tem alguém em sua vida que sempre lança insultos a você ou aos outros ao seu redor, distancie-se dessa pessoa, caso contrário, você continuará a ser o alvo da necessidade dela de menosprezar os outros.

Por mais triste que possa parecer, as pessoas que constantemente rebaixam os outros se sentem fortalecidas por essas ações. Falar mal de outras pessoas lhes permite inserir uma influência externa em uma situação que, de outra forma, não seriam capazes de controlar. 

Criticar ou isolar os outros lhes dá poder. Mas, atenção: é um poder que vem do medo, da intimidação e de características antissociais que fazem parte de uma estratégia comum usada por pessoas que gostam de manipular e intimidar os outros.

Aqui estão pelo menos quatro razões para ter cuidado ao criticar alguém para membros de nosso grupo:

  1. É a natureza da fofoca ou da calúnia ser repetida. Nunca presuma, porque você jurou segredo a alguém, que tal promessa será um segredo. Provavelmente não. Afinal, ser ‘detentor’ de uma informação única ou algo que é verdade aos seus olhos, pode trazer mais problemas do que soluções.
  2. Suas críticas a alguém podem ser válidas, mas espalhá-las para alguém nunca é para ajudar essa pessoa a melhorar. logo, tem um grande poder de causar danos. Use esse poder com responsabilidade. O dano causado à reputação de outra pessoa é um dano grave, de fato.
  3. A crítica que você dirige aos outros muitas vezes se torna o que os outros associam a você . Se você critica alguém por ser preguiçoso, por exemplo, a pessoa a quem você diz isso vai associar a preguiça a você.
  4. Caluniar os outros – dar voz às suas opiniões negativas sobre as outras pessoas (em oposição às suas ações ) – impede que você as veja sob uma luz positiva. E isso o impede de sentir gratidão por eles, bem como de vê-los como seres humanos, com suas próprias esperanças, decepções e mágoas. 

Em última análise, quando falamos mal dos outros, prejudicamos primeiramente a nós mesmos. Ceder ao impulso de falar mal dos outros por causa de seus defeitos ou falhas, é argumentar que as pessoas não podem mudar ou melhorar. Em resumo, argumentar que não podem tornar-se o que são. Mas se eles não podem, nós também não podemos.

Deixe seu comentário