Por que a meditação da atenção plena está ganhando cada vez mais popularidade no mundo ocidental?

Por que a meditação da atenção plena está ganhando cada vez mais popularidade no mundo ocidental?

Nestes tempos de pandemia e medo a meditação parece difícil para qualquer iniciante no início. Parece quase impossível ter uma experiência que incentive uma continuação suficientemente convincente e eficaz. 

Na confusão de livros, vídeos e artigos de meditação sem fim, é bastante difícil encontrar uma prática certa e boa para começar, porque parece haver um número interminável de estilos e ensinamentos de meditação.

O que é meditação da atenção plena ?

A meditação da atenção plena está ganhando popularidade no mundo ocidental . A meditação da atenção plena é uma prática mental secular que tem suas raízes no passado distante, na meditação insaciável, que é conhecida por ser uma das formas mais antigas de meditação e ensino de Buda . 

Inicialmente, o objetivo desta meditação tem sido alcançar a libertação do sofrimento, que é alcançado através da autoconsciência, da consciência e do despertar.

A meditação da atenção plena desenvolve a consciência da natureza da realidade. Ao observarmos o que está acontecendo com a mente, o corpo e o mundo à nossa volta, nos tornamos cada vez mais conscientes dos fatores ilusórios que causam desconforto, insatisfação e sofrimento em nossas vidas diárias.

Assim, a meditação da atenção plena é uma prática da mente que ajuda a superar o medo e as emoções dolorosas, ainda para ter o mínimo de insatisfação e sofrimento possível na vida e muito mais satisfação e paz de espírito.

O que torna essa meditação de atenção plena popular?

Talvez uma das principais razões pelas quais as meditações da atenção plena tenham se tornado tão populares seja porque os cientistas fizeram inúmeras pesquisas sobre o assunto até o momento. 

Esses estudos demonstram claramente os benefícios dos exercícios de atenção plena com base em métodos baseados em evidências, embora os praticantes tenham experimentado os efeitos em sua própria pele há anos e milênios.
Estudos demonstraram que a meditação da atenção plena ajuda as pessoas a superar muitos problemas relacionados à saúde mental e física, como estresse, pressão alta, muitas doenças cardíacas, traumas, emoções perturbadoras e assim por diante. Também foi constatado que os exercícios de atenção plena ajudam a aumentar a capacidade mental, como melhorar a memória, aumente a criatividade, o pensamento abstrato e a visão geral. Segundo algumas pesquisas, esse tipo de meditação ainda ajuda a criar melhores habilidades sociais e melhorar as qualidades de liderança!

3 componentes principais da meditação da atenção plena

Os três componentes principais que são a base da meditação da atenção plena  podem ser descritos como: foco, consciência e benevolência. 

Em particular, foco e conscientização são as principais ferramentas para o auto-estudo e, portanto, o auto-desenvolvimento. 

Ao desenvolver essas habilidades, é possível observar profundamente a própria natureza, mas também a natureza da própria dor e sofrimento.

Foco: Focar é a capacidade de focar a atenção em um objeto interno ou externo. Requer forte disciplina espiritual. Isso requer manter sua atenção em um só lugar, sem se distrair com influências externas.

Consciência:Consciência já é algo mais. É um conhecimento gentil e suave do que está acontecendo no momento. Ambos – foco e consciência juntos ajudam a aprofundar a natureza da própria existência, o relacionamento com outras pessoas e o mundo.

Graça (benignidade): A meditação da benevolência é uma prática tradicionalmente ensinada pelo próprio Buda e ainda é uma parte importante de várias tradições espirituais. Esta é a versão mais ideal do amor. É amor incondicional, o que significa que o amor é direcionado às pessoas, independentemente de elas “merecerem”.Também uma parte importante da meditação da benevolência é que não se espera que o amor receba algo de volta.Ao desenvolver a boa vontade, é possível melhorar o relacionamento de alguém com os outros, e essa prática traz consigo o refresco espiritual necessário para o auto desenvolvimento e crescimento.

O poder e os resultados da prática

Usando as técnicas corretas, a meditação da atenção plena é uma ferramenta extremamente poderosa para gerenciar as emoções, alcançar paz de espírito duradoura e desenvolvimento espiritual. A meditação da atenção plena é fácil de aprender, e a paz de espírito e a clareza que a acompanham podem ser sonhadas por pessoas que não têm a experiência e as habilidades da prática espiritual. E o mais importante – os primeiros resultados não demoram muito.

As práticas da  atenção plena , como todas as práticas mentais, são profundamente experienciais. Eles não podem ser aprendidos apenas intelectualmente, ouvindo e tentando compreender. As práticas da mente só podem funcionar se forem praticadas, praticadas e praticadas.

Como as práticas de atenção plena são práticas seculares, elas são adequadas para seguidores de qualquer religião. Em vez disso, a atenção plena pode ajudá-lo a entender melhor seus sistemas de fé ou crença.

Leia nossa indicação e post “É possível chegar a perfeição do ser humano?”

Siga nosso insta @PensarBemViverBem




Deixe seu comentário