Ícone do site Pensar Bem Viver Bem

Política, poder, cultura e ideologia: as faces de dominação marcada pela irracionalidade no século XXI

Em pleno século XXI vivemos uma guerra pautada apenas nos caprichos ideológicos de um homem fascinado pelo poder e por suas próprias convicções. Sua ambição está acima da própria vida humana, não respeitando o direito à vida de crianças indefesas e inocentes. Estamos falando de um mundo que se diz culturalmente superior, em se tratando das demais regiões do nosso vasto planeta. O velho mundo europeu, da arte, da alta postura, da refinada música clássica, do balé, perdi de vista os valores humanos, desce do salto e ao mais baixo nível da barbárie, da irracionalidade. Estes que deveriam ser para o mundo exemplo de civilidade, revela ao mundo a face do ódio, da dor e do sofrimento do seu próprio povo, pois é assim que os russos tratam os ucranianos, povos irmãos.


O velho mundo, que nos tratam, latinos americanos, africanos, como povos sem identidade própria, sem cultura própria, de forma alguma tem moral, para falar de valores, pois o oriente europeu, especialmente a Rússia, tirou de nós o brilho e a admiração de sua bela cultura, de sua arte, do seu esporte. Estamos de fato passando por uma triste página da existência humana, principalmente para o povo ucraniano que vê suas cidades, seu modo de vida e seus costumes serem dilacerados pelo exército da Rússia.


Como podemos conceber a vida, a esperança? Quando que mais vemos nas ações de muitos que se dizem humanos, são na verdade destruidores de esperança, de sonhos, de valores. Vimos com efeito, momentos de muita angústia em se tratando da invasão da Ucrânia, percebemos que não há limites para ambição, para o ódio, retratados em massacres que fogem a compreensão do sentido de humanidade, amor ao próximo.


Quem dera se as pessoas pudessem resolver as suas diferenças sem jogar toda a sua ira sobre os inocentes. O premier Russo não exitou em entrar na Ucrânia, com a forca de seu armamento, sem polpa escolas, hospitais, asilos, maternidades, deixando de lado a capacidade de se colocar no lugar do outro, inclusive do seu próprio povo, de seus próprios soldados que também perdem a vida por conta de suas ideologias e convicções pessoais. De fato, o povo russo já está sofrendo com escassez de suprimentos, falta de dinheiro nos bancos, causados pelas sanções imposta ao país por conta do conflito. Esses prejuízos oriundos de uma guerra insensata podem demorar décadas para serem sanados.


Por fim, os efeitos de decisões e ações como as tomadas pelo governo Russo trazem prejuízo para toda a humanidade, inclusive mostra que ainda estamos distantes de uma verdadeira racionalidade, talvez, em pleno século XXI, precisemos retomar ao pensamento filosófico antigo, a fim de, beber na fonte da sabedoria de Sócrates, Platão e Aristóteles que acreditavam que só os homens sábios deviam governar, pois aquele que busca o poder apenas em benefício próprio, acaba por governar de forma tirana.

Sair da versão mobile