Pistantrofobia. Você já ouviu falar nesse termo, amigo leitor? Infelizmente, ele é um termo pouco conhecido por muitas pessoas. A pistantrofobia é uma fobia, um medo irracional de confiar em outra pessoa.
As vezes, confiar em alguém é difícil porque você se entrega. Você não sabe se a outra pessoa terá a mesma consideração por você e não irá te trair no final. A pessoa pode ser a mais perfeita, correta e integra do mundo, mas e se?
É esse “E se”, que domina a mente da pessoa portadora de pistantrofobia. Sempre há uma chance, um talvez, como ela pode ter cem por cento de certeza que o que mais teme não irá acontecer?
Mas o que uma pessoa que leva essa fobia deve entender é que essas desconfianças e medo constantes podem vir a ser muito prejudiciais nos relacionamentos com outras pessoas.
Um portador de pistantrofobia adquiriu essa fobia, infelizmente, por um algum trauma no passado, que hoje o faz ter medo de confiar em alguém novamente por temer ser machucado mais uma vez.
As vezes é difícil estar vulnerável, mas acredite, pode valer a pena. Nem todas as pessoas no mundo são iguais; e não quer dizer que só porque você foi machucado no passado, isso irá se repetir com uma pessoa diferente.
Por mais difícil que seja, lembre-se: O muro pode te proteger da dor, mas também te protege do amor. De a si mesmo a chance de ser feliz.