Perder para ganhar

Perder para ganhar

Eu já perdi muita coisa nessa vida. Algumas que eu amava e outras em que eu tinha grande apego emocional.


E ainda outras que eu achei que seriam essenciais para viver, mas que ao perder, percebi que não fizeram falta.


Perder é sempre muito dolorido, precisamos aprender a conviver com uma ausência que antes era presente em nossa vida, precisamos recomeçar do zero e ir em busca de coisas novas. Precisamos nos deparar com o sentimento de fracasso e aceitar que não temos o controle sobre as coisas que nos cercam.


A dor da perda pode se tornar uma dor visceral e assustadora, mas se pensarmos que podemos interpretar essa perda da forma certa, a aceitação e o recomeço ficam bem mais fáceis.
Diversas vezes a perda chega e nos desperta o sentimento de humilhação. Ela nos coloca lá embaixo. Se você é demitido(a), perde seu emprego, mesmo dando seu suor por ele, esse sentimento de fracasso e humilhação aparecem dizendo à você que não é bom o suficiente para estar ali. Se é trocado(a), traído(a) ou o casamento simplesmente acabou mesmo você tendo se doado tanto, o sentimento de rejeição e humilhação dão às caras rapidamente. Se é enganado(a), roubado(a), iludido(a), se culpa por ter sido tão inocente, se penaliza por não ter percebido que isto iria acontecer e se sente humilhado(a) por não se proteger.


Se alguém rejeita a sua companhia, logo se sente humilhado(a) e pensa que tem muito de errado com você para aquela outra pessoa não te querer.


Mas tudo muda quando tiramos essa combinação de perda junto com humilhação, dos nossos sentimentos. E adotamos um outro ponto de vista.


O primeiro é saber que todos perdemos um dia, não é algo que acontece só com você. Todos os dias, assim como você, tem alguém também precisando encarar suas perdas. E como inevitavelmente temos dias de sol, dias de chuva, temos perdas e ganhos também.


Segundo, perder não é o mesmo que fracassar. Eu nunca tentei recuperar o que eu perdi, porque em todos os momentos eu entendi que não foram fracassos meus, mas sim a vida querendo me mostrar novas opções. Apelando para que eu “largasse o osso” e buscasse coisas novas. E está certo, quando uma porta se fecha outra se abre. Devemos procurar novas possibilidades, ir em busca de novas experiências e não ficar parado criando raízes onde nada mais acrescentamos, onde nada mais nos acrescenta. A vida é um eterno buscar, é o fluxo, é o PANTA REI como citou Heráclito e devemos perder para ganhar!


Lá na frente entenderemos a razão de tudo.


Às vezes precisamos morrer para nascer de novo. E às vezes precisamos que o outro nos mate para nascermos para uma nova vida, pois nos falta coragem para fazê-lo. Saber perder é uma grande lição. E esse saber diz respeito a seguir em frente, dar a volta por cima, ressignificar. E não ficar cabisbaixo se sentindo fracassado ou reinvindicar violentamente esta perda. É olhar para o horizonte e enxergar seu caminho. É olhar para trás e ver que você não está mais lá.

Deixe seu comentário